Programa Embaixadores da Juventude tem inscrições abertas para participação em curso sobre Juventude e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Programa Embaixadores da Juventude tem inscrições abertas para participação em curso sobre Juventude e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Estarão abertas até o dia 17 de setembro as inscrições para participação no Programa Embaixadores da Juventude, um dos principais projetos do Sistema ONU em matéria de Juventude e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que acontecerá em Salvador entre os dias 11 e 15 de outubro de 2017. O edital pode ser acessado clicando neste link.

Em linhas gerais, o Programa é um curso de formação destinado a jovens entre 18 a 25 anos com alto potencial de liderança e impacto social. Durante 5 encontros (40h de curso), são discutidos temas presentes na vida destes jovens, como segurança e paz, educação, saúde, sustentabilidade e empreendedorismo. O objetivo do curso é preparar seus participantes dentro da temática dos ODS, para que estes possam atuar como multiplicadores e atividades de diversas causas sociais dentro de suas comunidades e espaços ocupados. O perfil dxs participantes é diverso, e grande parte do grupo está inserida em contextos de vulnerabilidade social ou econômica. Há desde membros de comunidades quilombolas a ativistas transsexuais e egressos do sistema sócio-educativo.

O Programa tem colhido resultados positivos desde seu lançamento, em 2016, e jovens do ano passado foram convidadxs a participar de importantes eventos internacionais representando a juventude brasileira, como o Fórum de Juventude da ECOSOC (NY), o Seminário Internacional sobre Desigualdades e Políticas de Juventude na América Latina (Cidade do México) e a Consulta Regional da ONU sobre Políticas de Juventude (Cidade do México). Recentemente o Programa foi convidados a selecionar um destxs jovens para representar o Brasil o evento oficial das Nações Unidas para o Dia da Juventude, na capacidade de oradores.

Pela primeira vez desde a sua criação o Programa executará uma edição do curso fora do Distrito Federal – e ocorrerá na cidade de Salvador-BA, entre os dias 11 e 15 de outubro de 2017. O alunado da UFBA é convidado a participar da chamada de inscrições para o curso, aberta até o dia 17 de setembro. A candidatura é aberta a todos os jovens da região Nordeste, mas aqueles moradores da cidade de Salvador têm preferência.