Abertas as Inscrições para Seleção de Bolsistas de Iniciação Cientifica de Extensão Tecnológica – 2017/2018

Abertas as Inscrições para Seleção de Bolsistas de Iniciação Cientifica de Extensão Tecnológica – 2017/2018

 

 

A Coordenação do Projeto SPUGeo na UFBA, numa parceria do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia (DETG) da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (EPUFBA), com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), torna público o processo seletivo de candidatos, estudantes de graduação e de pós-graduação da UFBA, para o preenchimento de vagas para bolsista de iniciação científica, de pesquisa e de extensão tecnológica, nos termos deste Edital, disponível no link de notícias em www.geodesia.ufba.br .

1. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser efetivadas mediante solicitação via e-mail para a coordenação do Projeto SPUGeo na UFBA, Prof. Artur Caldas Brandão / DETG-UFBA, nos seguintes endereços: acaldas@ufba.brdetg@ufba.br ,no período de 05 a 24 de julho de 2017, anexando os seguintes documentos (cópia):

1.1 Comprovante de matrícula na UFBA;

1.2 Histórico escolar da UFBA;

1.3 Carteira de identidade e CPF.

1.4 Curriculum Vitae.

2. DOS REQUISITOS

2.1 Estar regularmente matriculado em curso de graduação ou de pós-graduação stricto sensu da UFBA;

2.2 Ter cursado com aprovação disciplinas afins ao projeto e/ou demonstrar conhecimentos básicos nas áreas de cartografia, geodésia, sensoriamento remoto, sistema de informações geográfica (SIG), e dominar as ferramentas básicas do software QGis

2.3 Ter disponibilidade de 20 horas semanais para execução das atividades do projeto.

3. DAS ATIVIDADES

Os bolsistas selecionados realizarão atividades relacionadas ao Plano de Trabalho do projeto SPUGeo “Validação e capacitação em metodologia para a Gestão da Geoinformação na SPU”, na Unidade Regional de Geoinformação (URGeo) no Nordeste, no âmbito do Programa de Modernização da Gestão do Patrimônio Imobiliário da União, para a catalogação de metadados geoespaciais, a conversão cartográfica, o armazenamento dos dados processados em Banco de Dados Geográfico (BDG) e a publicação do acervo cartográfico no Sistema Único de Informações da SPU, em consonância com a Infraestrutura de Dados Espaciais da Secretaria do Patrimônio da União (IDE/SPU) que contém normas, padrões, repositórios e sistemas já desenvolvidos.

4. DAS VAGAS E DESCRIÇÃO DAS BOLSAS

4.1 Serão selecionados até 2 (dois) estudantes de pós-graduação stricto sensu, ou até 4 (quatro) estudante de graduação, conforme ordem de classificação no processo seletivo (item 5).

4.2 O estudante selecionado receberá um auxílio mensal no valor de R$ 2000,00 (dois mil reais) se estudante de pós-graduação stricto sensu, e de R$ 1000,00 (um mil reais) se estudante de graduação, por até 12 meses.

4.3 Ao final do projeto o estudante bolsista receberá uma certificação com carga horária equivalente as atividades efetivamente realizadas.

4.4 Perderá automaticamente a bolsa, o estudante bolsista que deixar de se matricular regularmente na UFBA, ou aquele que não cumprir as obrigações para as quais foi selecionado, conforme avaliação do professor orientador responsável.

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1 O processo de seleção será conduzido pelo coordenador do Projeto SPUGeo na UFBA, o Prof. Artur Caldas Brandão (DETG/UFBA), e contará com a colaboração de servidores da SPU-BA.

5.2 A seleção dos candidatos levará em conta o desempenho na nota obtida numa prova de conhecimentos específicos na área do projeto (cartografia, geodésia, sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas, geoprocessamento, e afins), na(s) nota(s) obtida(s) em disciplinas na área específica do projeto, no coeficiente de rendimento do histórico escolar, e na experiência no âmbito da área específica do projeto.

5.3 A prova de conhecimentos específicos será realizada no dia 26/07/2017, das 14h às 16h, no Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica da UFBA (R. Aristides Novis, 02 – 6º andar – Federação – Salvador-BA).

5.4 A nota final mínima de aprovação será 7 (sete), e calculada como segue:

a) Nota obtida na prova de conhecimento específico – peso 5

b) Média das notas obtidas em no mínimo 5 disciplinas cursadas na área do projeto, ou proporcional no caso de ter cursado menos de 5 disciplinas – peso 2

c) Experiência na área do projeto (análise do Curriculo e entrevista) – peso 2

d) Coeficiente de rendimento escolar no curso da UFBA – peso 1

OBS: As entrevistas serão realizadas entre os dias 26 e 27/07/2017, conforme cronograma a ser publicado no dia 25/07/2017.

6. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO

O resultado do processo seletivo será divulgado até às 12h do dia 28/07/2017, com publicação no mural do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia (DETG) da Escola Politécnica da UFBA, e também comunicado aos candidatos por email.

7. DA POSSE DA VAGA

7.1 O(A) estudante selecionado(a) deverá comparecer ao Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica da UFBA, procurar pelo coordenador do Projeto SPUGeo na UFBA, Prof. Artur Caldas Brandão, telefone 3283-9821/9833, no dia 28/07/2017, das 14h às 17h, para os devidos encaminhamentos.

7.2 As atividades dos bolsistas selecionados se iniciarão em data informada posteriormente.

7.3 Havendo desistência, a substituição do bolsista poderá ser feita obedecendo o período de execução do projeto, através da convocação de candidato aprovado no processo seletivo, seguindo-se a ordem de pontuação, ou mediante nova seleção, caso não haja mais candidatos habilitados.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 Constatada posteriormente qualquer irregularidade na documentação e nas informações prestadas pelo estudante no decorrer do processo de seleção, será anulado, a qualquer tempo, o direito à bolsa. O estudante que apresentar documentação falsa terá o seu caso encaminhado à Procuradoria Jurídica desta Universidade a qual tomará as medidas de praxe para intentar a ação penal cabível.

8.2 O(A) estudante selecionado(a) deverá dispor de uma carga horária de 20 horas semanais para execução das atividades do Projeto.

8.3 O(A) estudante selecionado(a) deverá realizar registro diário das atividades realizadas, e bimestralmente o(a) bolsista deverá apresentar relatório do andamento das atividades e dos resultados alcançados