A PROEXT Promove Mais uma Edição do AÚ: A UFBA e os/as Mestre/as de Capoeira.

A PROEXT Promove Mais uma Edição do AÚ: A UFBA e os/as Mestre/as de Capoeira.

O AÚ: A UFBA e os/as Mestre/as de Capoeira, que integra o Programa Desfronteiras, é um conjunto de ações continuadas na área de capoeira promovidas pela PROEXT, a partir de um grupo de trabalho formado pelos professores Pedro Abib, Mestra Janja, Guilherme Bertissolo, o servidor Paulo Magalhães, com apoio técnico de Deivison Santos (Dentinho).

Nesta edição, os convidados são Mestre Curió e o compositor Walmir Lima.

Mestre Curió | Nascido na Paraíba, em 23 de janeiro de 1937, e criado em Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano, Jaime Martins dos Santos, o então Curiozinho, herdou da sua família o dom da Capoeira. O seu avô Curió e seu pai José Martins foram contemporâneos do lendário Besouro Mangagá. Em 1968, após experiências com outras lutas marciais (karatê, luta livre e boxe), passa a frequentar o Centro Esportivo de Capoeira Angola do Mestre Vicente Ferreira Pastinha, no nº 14 da Rua Alfredo de Brito, Pelourinho. A partir de então, após o reconhecimento público como Mestre, ele cria a Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió, em 1971, com sede provisória na Boa Vista de São Caetano. Mestre Curió tem seu trabalho reconhecido no mundo inteiro sendo condecorado como Embaixador da Cultura Brasileira na ONU e tendo recebido o Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do México, dentre inúmeros títulos e menções honrosas, de uma vida dedicada a Capoeira Angola. Atualmente Mestre Curió, uma das maiores lendas vivas da Capoeira, dá aulas na suas escolas no Pelourinho e no Forte da Capoeira em Salvador, tendo sua arte se espalhado em todos os continentes.

Walmir Lima | Nascido em 18 de junho de 1931 na Rua do Futuro, no bairro do Tororó em Salvador. Seu pai, Carlos Lima era maestro e dono da Orquestra Bahia Serenaders, sendo em sua época um dos grandes animadores de bailes da Bahia. Foi nesse clima musical que se deu a formação do futuro grande sambista. Desde muito cedo Walmir Lima demonstrou o seu talento artístico e em 1954 compõe sua primeira música, Sem o seu amor, apresentada como uma das concorrentes do concurso de carnaval promovido pela prefeitura de Salvador e defendida pela jovem cantora Lina Ferreira. Assim começou a carreira de um dos maiores sambistas do Brasil, autor de Ilha de Maré, dentre outros sucessos. Atualmente Walmir Lima continua compondo belos sambas e canções românticas, morando Salvador e realizando inúmeros shows, mostrando todo o seu talento, e reafirmando a chancela de Sambista Perfeito.

Em projeto experimental em 2016, oito reconhecidos/as Mestres/as da Capoeira (Pelé, Bola Sete, Nenel, Cafuné, Cobra Mansa, Janja, Boca Rica e Virgílio) participaram de quatro eventos na Praça das Artes, com a comunidade da UFBA e os participantes dos grupos envolvidos, em rodas de conversas, com rodas e oficinas de capoeira, na perspectiva de construção de articulações entre os saberes, reconhecendo o notório saber dos mestres, com vistas ao fortalecimento das ações extensionistas na capoeira.

Serviço:

O quê: “AÚ: A UFBA e os/as Mestre/as de Capoeira” | Uma ação integrada ao Programa Desfronteiras (PROEXT)

Quando: 14 de junho, quarta-feira, às 15:30 horas.

Onde: Praça das Artes, Campus de Ondina.

ENTRADA FRANCA