Grupo de pesquisa em dança realiza espetáculo
Acontecerá, no dia 6 de outubro, às 18h, uma apresentação do primeiro espetáculo de dança que articula dançarinos em ambientes remotos com um agente inteligente (robô) e participação de usuários na internet. A obra é organizada pelo Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança, coordenado pela professora do IHAC, Ivani Santana. A apresentação poderá ser vista pela internet. Para assistir e participar, basta acessar os sites www.lavid.ufpb.br/gtmda ou www.mapad2.ufba.br.
O objetivo do grupo é promover a reflexão, investigação e produção da dança e da performance em interação com as novas tecnologias e possibilitar o desenvolvimento e aprofundamento técnico-prático neste campo, estabelecendo um espaço de articulação entre a dança e as várias áreas de conhecimento relacionadas à cultura digital.
Atualmente, o grupo conta com diversas instituições e grupos parceiros, tais como: Projetos Especiais do Centro de Processamento de Dados da UFBA, com coordenação de Claudete Alves e Luiz Cláudio Mendonça; Laboratório de Acústica Musical – LAMI/USP, coordenado pelo professor Fernando Iazzeta; Laboratório de Vídeo Digital – LAVID/UFPB, coordenado pelo professor Guido Lemos; Programa de Pós-graduação em Mecatrônica/UFBA, coordenado pelo professor Augusto Loureiro e a Rede Nacional de Pesquisa – RNP.
O Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança é vinculado ao Laboratório de Pesquisa Avançada do Corpo – Lapac e ao Programa de Pós Graduação em Dança (PPGD) da UFBA.