Professora do IHAC lança livro sobre as estrelas da axé-music
O livro As donas do canto: o sucesso das estrelas-intérpretes no Carnaval de Salvador, de autoria da professora do IHAC, pesquisadora e cantora Marilda Santanna, foi lançado no último sábado, dia 3 de outubro, às 18h, no Palacete das Artes Rodin Bahia (Graça).
O livro apresenta um estudo sobre as estrelas da Axé Music, a música do Carnaval da capital baiana e investiga a participação dessas estrelas-intérpretes na construção de um tipo de representação da sociedade baiana. Esta versão abordada no livro, que alcançou visibilidade nas últimas décadas, vem sendo chamada, tanto na mídia como no próprio campo acadêmico, de baianidade. Toma-se como origem da participação destacada dessas artistas na cena do Carnaval a tradição construída em torno do tipo da baiana, que se pode observar desde o século XIX na literatura escrita no Rio de Janeiro e principalmente no teatro de revista e no cinema do século XX.
A pesquisa ressalta a participação especial destas artistas no Carnaval e traça a continuidade entre aquele período e o período atual. No âmbito da cidade do Salvador – mais particularmente, do seu Carnaval –, a partir da segunda metade da década de 1980, constitui-se um novo modelo de organização das práticas artísticas, contribuindo para uma nova configuração da indústria da música e do Carnaval e oportunizando o aparecimento da intérprete-estrela neste ambiente. Esta nova configuração se verifica em três perfis: Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangalo.
Marilda analisa pormenorizadamente a trajetória de cada uma destas estrelas-intérpretes, no sentido de identificar os elementos constitutivos do seu êxito. Fundamentalmente, trata-se da capacidade de estabelecer-se enquanto autoras e gestoras de suas carreiras.
Marilda Santanna é licenciada em História, Mestre em Artes Cênicas e Doutora em Ciências Sociais, todos os títulos pela Universidade Federal da Bahia. Cantora e performer, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Artes Cênicas e Cultura e Identidade. É professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC-UFBA) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA (PÓS-CULTURA).