Áfricas Criativas: OBEC-BA convida Mário Lúcio Sousa, músico e ex-ministro da Cultura de Cabo Verde, para os preparativos do III Encontro Internacional da Economia Criativa
No próximo dia 26/10, o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) dará início a uma série de debates presenciais e online com o objetivo de preparar coletivamente o III Encontro Internacional da Economia Criativa, que terá como tema “Áfricas Criativas”. A terceira edição do evento, que ocorrerá em 2017, discutirá as influências históricas e contemporâneas da cultura africana na produção artística e na economia da cultura na Bahia, no Brasil, no próprio continente africano e nas mais diversas diásporas negras no mundo. A primeira roda de conversa sobre o tema, a ser realizada no dia 26/10, no Museu de Arte da Bahia, contará com a presenças especiais do músico e ex-ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa, e da professora e pesquisadora da Economia Criativa, Cláudia Leitão, ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura. O evento é gratuito.
Mário Lúcio Sousa falará das experiências como músico e Ministro da Cultura caboverdiano, ressaltando as políticas para a Economia Criativa daquele país. O músico também lançará o livro “Meu Verbo Cultura” e fará um showcase apresentando alguns dos principais sucessos da carreira. O livro, editado pela EDUFBA, apresenta uma série de artigos, entrevistas e discussões sobre Mário Lúcio Sousa, enquanto jurista, político, escritor, poeta, músico e Ministro da Cultura de Cabo Verde. “Meu Verbo Cultura” tenta traduzir o pensamento articulador e original do cabo-verdense Mário Lúcio para a área das artes e gestão artística, através do seu trabalho à frente do Ministério da Cultura de Cabo Verde, se destacando em todo continente africano pelas suas parcerias e modelo de trabalho para a criação e desenvolvimento de políticas culturais para a melhoria do seu país. A obra é destinada a gestores, produtores, artistas, profissionais das artes e da cultura, pesquisadores, professores, alunos e demais interessados em conhecer uma nova visão de promoção da cultura, um olhar que tenciona o modelo economicista vigente e busca o progresso através da união, o “Tecer junto”.
O Observatório da Economia Criativa e o III Encontro Internacional da Economia Criativa
A rede de Observatórios da Economia Criativa (OBEC) foi instituída em 2014 pela então chamada Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura como instância responsável pela produção e difusão de pesquisas, dados e informações sobre a economia criativa brasileira, bem como pelo estímulo ao debate. A Rede de Observatórios Estaduais da Economia Criativa é composta pelas seguintes universidades: Amazonas (UFAM), Distrito Federal (UnB), Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio de Janeiro (UFF), Goiás (UFG), e Bahia (UFBA). Sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia, o Observatório Estadual da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) produz informações e gera experiências e experimentações sobre a economia criativa local/estadual. O OBEC-BA é formado através de uma rede de pesquisadores dos seguintes pólos regionais: Salvador (UFBA, UNEB, UCSAL); Cachoeira e Santo Amaro (UFRB); e Santa Maria da Vitória (UFOB).
Em 2014, o OBEC Bahia tomou a iniciativa pioneira na Bahia e na rede OBEC de realizar grandes encontros visando à qualificação dos profissionais da Economia Criativa e o fortalecimento de redes de atores criativos. O Encontro Internacional da Economia Criativa (EIEC) tem por objetivo conectar o debate teórico com as práticas da economia criativa para refletir sobre tendências contemporâneas e promover o fortalecimento de redes de atores criativos. A programação está focada em discussões conceituais e experiências empíricas. O I Encontro Internacional da Economia Criativa (#EIEC2014) foi realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2014, pelo OBEC Bahia, com o apoio do Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA). O evento, realizado no ICBA, chamou atenção do público e se tornou singular pela diversidade de temáticas abordadas, de exposição de múltiplos olhares sobre o fenômeno da economia criativa e de participantes. O encontro contou com pesquisadores do Brasil, da Alemanha e de Portugal; trabalhadores dos setores criativos na Bahia; representantes de governos e da sociedade civil; professores, estudantes e outros interessados. Entre as atividades oferecidas estavam painéis, oficinas e programação cultural. Durante três dias, o evento contou com cerca de 250 participantes.
Em 2015, o II Encontro Internacional da Economia Criativa (#EIEC2015) foi realizado em Salvador, nos dia 25 a 27 de novembro de 2015. Realizado no Teatro Gregório de Matos e no Espaço Cultural da Barroquinha, o evento contou com a participação de pesquisadores da economia da cultura e criativa de referência no cenário internacional, como David Throsby (Austrália), Françoise Benhamou (França), Heritiana Ranaivoson (Bélgica), Carolina Asuaga (Uruguai), e pesquisadores e profissionais renomados nos setores criativos da Bahia e de outros estados brasileiros. Além de discussões sobre a economia criativa, a programação esteve focada na troca de experiências sobre inovação nos empreendimentos criativos nos seguintes setores: Moda, Música, Audiovisual, Games, Festas e Gastronomia. O evento reuniu cerca de 280 artistas, produtores, gestores e pesquisadores dos setores criativos, além de representantes de organizações públicas e privadas. A programação contou com palestras, mesas-redondas, casos criativos e relatos de experiências e está disponível em: http://eiec.ufba.br/. No evento foi lançado o livro “Dimensões Criativas da Economia da Cultura: primeiras observações” (EDUFBA, 2015), com pesquisas dos membros do Observatório Estadual da Economia Criativa.
Buscando dar continuidade ao processo de discussão sobre a economia criativa em Salvador, na Bahia, no Brasil e no mundo, de modo a oferecer oportunidades de qualificação aos profissionais criativos, o OBEC Bahia realizará o III Encontro Internacional de Economia Criativa (#EIEC2017), em Salvador e em Santo Amaro, no primeiro semestre de 2017. Na pauta, temas referentes ao vetor socioeconômico das artes e da cultura, com destaque para as políticas públicas, as iniciativas de sustentabilidade e inovação, as cidades e suas dimensões criativas. No evento de 2017 o tema principal é “Áfricas Criativas”, com o objetivo de discutir o sistema cultural e os elos das cadeias produtivas das artes e da cultura afro-brasileira e afro-baiana, no Brasil, bem como no continente africano e nas mais diversas diásporas negras no mundo. O objetivo é analisar as influências históricas e contemporâneas da cultura africana na produção artística e na economia da cultura, principalmente no estado da Bahia. O III EIEC conta com três novidades. Nesta edição, pela primeira vez, a programação será descentralizada e ocorrerá em Salvador e na cidade de Santo Amaro. Ademais, o OBEC vai realizar uma série de rodas de conversa para estimular o debate sobre o tema e receber contribuições para a formação da programação do III EIEC. Por fim, além das palestras, mesas redondas e relatos de experiências com convidados, a programação de três dias contará com chamadas públicas para trabalhos acadêmicos e relatos de experiências práticas, reunindo profissionais e pesquisadores acadêmicos. A coordenação do OBEC e do evento está a cargo do professor doutor Messias Bandeira, diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – Professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia; e da professora doutora Daniele Pereira Canedo, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Serviço:
“Áfricas Criativas – Preparando o III EIEC” com Mário Lúcio Sousa
Quando: 26/10/2016
Horário: 18h30
Local: Museu de Arte da Bahia – MAB (Av Sete de Setembro 2340, Corredor da Vitória, Salvador – Bahia)
Inscrições: Gratuitas pelo Sympla ou no local do evento.
Contato: obecbahia@gmail.com / 99240-6982 (Daniele Canedo)
Livro “Meu Verbo Cultura
ISBN: 978-85-232-1453-1
Ano: 2016
Formato: 17 x 24 cm
Número de páginas: 255
Preço especial de lançamento: R$ 25,00