Pesquisadores do CULT participam de livro

Os pesquisadores Elizabeth Regina Loiola da Cruz Souza, Carmen Lúcia Castro Lima, João Paulo Rodrigues Matta e Paulo Miguez,  ligados ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA), vinculados ao IHAC, participaram do livro Indústrias Criativas no Brasil, organizado por Thomaz Wood Jr., Pedro F. Bendassolli, Charles Kirschbaum e Miguel Pina e Cunha. A obra foi lançado pela Editora Atlas.

O livro, que reúne ensaios de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, busca contribuir com estudos sobre a importância e o impacto das Indústrias Criativas na economia, que compreende as atividades relacionadas ao teatro, cinema, publicidade, arquitetura, mercado de artes e de antiguidades, artesanato, design, design de moda, softwares interativos para lazer, música, indústria editorial, rádio, TV, museus, galerias e as atividades vinculadas às tradições culturais.

O conteúdo do livro Indústrias Criativas no Brasil, que é destinado a principalmente a professores e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Administração e Ciências Humanas, além de profissionais que atuam ou têm interesse nas indústrias criativas, pode ser visto abaixo:
 
Apresentação
PARTE 1: A TEORIA DA PRÁTICA
1. Compreendendo as indústrias culturais (Thomas B. Lawrence e Nelson Phillips)
2. Compreendendo as indústrias criativas (Pedro F. Bendassolli, Thomaz Wood Jr.,
Charles Kirschbaum e Miguel Pina e Cunha)
3. O ecossistema das indústrias criativas (Paul Jeffcutt)
4. Os estudos em economia da cultura e indústrias criativas (Paulo Miguez)
 
PARTE 2: A PRÁTICA DA TEORIA
5. Cinema: a trajetória de comercialização de Cidade de Deus e Janela da Alma
(João Paulo Rodrigues Matta e Elizabeth Regina Loiola da Cruz Souza)
6. TV: o processo de criação das telenovelas (Lúcia Maria Bittencourt Oguri, Marie
Agnes Chauvel e Maribel Carvalho Suarez)
7. Teatro: as organizações teatrais e seu espaço de atuação (Samara Regina
Bernardino Hoffmann, Fabiula Meneguete Vides da Silva e Eloise Helena Livramento
Dellagnelo)
8. Teatro: a configuração estrutural de grupos teatrais (Samara Regina Bernardino
Hoffmann e Eloise Helena Livramento Dellagnelo)
9. Música: a evolução da cadeia produtiva (Davi Nakano e João Cardoso Leão)
10. Software: estratégias colaborativas na indústria de jogos eletrônicos (Alexandre
Souza Perucia, Alsones Balestrin e Jorge Renato Verschoore)
11. Indústria do entretenimento móvel (IEM): desafios na formação de um canal
de distribuição (Henrique de Campos Junior e Isleide Arruda Fontenelle)
12. Artesanato: comércio e inovação na indústria de base artesanal (Gustavo Melo
Silva, Magnus Luiz Emmendoerfer e Jorge Alexandre Barbosa Neves)
 
PARTE 3: MODELOS DE ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO
13. Aglomerações produtivas: proposta de um método de pesquisa (Elizabeth
Regina Loiola da Cruz Souza e Carmen Lúcia Castro Lima)
14. Economia criativa e regulação de conhecimentos tradicionais (Camila Carneiro
Dias, Elizabeth Regina Loiola da Cruz Souza e João Paulo Rodrigues Matta)
 
EPÍLOGO
15. Indústrias criativas e sua relevância para a ciência da Administração (Charles
Kirschbaum, Miguel Pina e Cunha e Thomaz Wood Jr.)

Para saber um pouco mais sobre o livro,acesse o site: http://iniciativacultural.wordpress.com/2009/08/28/industrias-criativas-no-brasil/