CINEFACOM HOMENAGEIA PROFESSOR MAHOMED BAMBA COM EXIBIÇÃO DO FILME NHÁ FALA

CINEFACOM HOMENAGEIA PROFESSOR MAHOMED BAMBA COM EXIBIÇÃO DO FILME NHÁ FALA

A comédia musical do diretor bissau-guineense Flora Gomes será exibida no dia 18.05  (quarta), no auditório da Facom, às 17 horas, em homenagem ao professor Mahomed Bamba

Em memória ao professor Mahomed Bamba, falecido em 2015, o Projeto CineFacom fará uma sessão especial, com a exibição do filme Nhá Fala (2002), do cineasta bissau-guineense Flora Gomes. Com data marcada para o dia 18.05 (quarta-feira), a homenagem-sessão terá início às 17h, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Após a sessão, a doutoranda do PósCom, Morgana Gama, pesquisadora em cinema africano, mediará o bate-papo, que contará com a presença de professores e amigos de  Bamba, como a coordenadora do Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem (GRIM), Regina Gomes, e o coordenador do Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise Fílmica, José Francisco Serafim, ambos membros de grupos que o professor Bamba integrava.

As mostras dessa temporada contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) através da 1ª Chamada para Concessão de Apoio à Organização de Eventos Estudantis.

cartaz2

Bamba

Nascido na Costa do Marfim, em 23 de dezembro de 1966, Mahomed Bamba foi professor da Facom, onde, com sua natural simpatia, ganhou o carinho e respeito de estudantes, funcionários e professores. Baiano com sotaque francês, mestre e doutor em semiótica cinematográfica pela USP, Bamba mudou-se para Salvador em 2003, cidade na qual consolidou sua respeitável carreira acadêmica e ensinou a vários alunxs as diversas facetas da sétima arte. Um amante incondicional do cinema, Bamba fortaleceu o cinema baiano com seu ensino e atuação no cenário audiovisual.  Bamba faleceu em 16 de novembro de 2015, aos 49 anos de idade.

Filme

Título: Nhá Fala (Minha Fala)

Direção: Flora Gomes

Ano: 2002

Duração: 85 min.

Gênero: Ficção (Comédia Musical)

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=1XV1xHIx8B8

Sinopse: O filme conta a história de Vita (Fatou N’Diaye), uma jovem de Guiné-Bissau que ganha uma bolsa para estudar na França, mas que traz como parte de sua história uma tradição familiar segundo a qual as mulheres eram proibidas de cantar. Ao chegar em Paris, Vita se apaixona pelo músico Pierre (Jean-christophe Dollé) e se depara com o dilema de lidar com suas próprias heranças.

Serviço:

O quê: CineFacom – Mostra Especial em homenagem ao professor Mahomed Bamba

Quando: 18 de maio, às 17h

Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBa

Contatos:

Valdíria Souza Fernandes – oi- (71) 98820-8653 -tim- (71) 99206-0397

cinefacom@gmail.com

https://cinefacom.wordpress.com

Sobre o Projeto:  CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA criado em 2013 tem como objetivos estimular de maneira continuada a circulação e a produção do conhecimento acerca do audiovisual, promover a aproximação e o diálogo entre diferentes cursos e atores da produção cinematográfica e da comunidade acadêmica em geral e exibir filmes consagrados do cinema que estão fora do circuito comercial. Atualmente o projeto é promovido por um coletivo independente de estudantes da Faculdade de Comunicação que conta com o apoio institucional do Centro de Comunicação Democracia e Cidadania – CCDC.