IHAC terá Programa de Educação Tutorial (PET)
O projeto de criação do Programa de Educação Tutorial (PET) do IHAC foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). Coordenado pela professora Rita Aragão, o PET – que selecionará ainda esse ano quatro alunos dos Bacharelados Interdisciplinares (um de cada curso), tem como objetivo a incorporação dos estudantes ao universo da pesquisa e das atividades de extensão promovidas pela universidade.
De acordo com Rita Aragão, os objetivos específicos do PET são:
– Criar e consolidar no IHAC um espaço coletivo de atividades acadêmicas, envolvendo docentes e estudantes, voltado para os Estudos da Cultura e com atuação continuada na formação cultural dos alunos dos quatro Bacharelados Interdisciplinares.
– Desenvolver formação teórico-conceitual, rigorosa e plural, no campo multidisciplinar dos Estudos da Cultura.
– Propiciar formação que permita aos estudantes ter capacidade de realizar análises e interpretações das manifestações culturais contemporâneas, sejam elas: regionais, nacionais e internacionais.
– Possibilitar formação fundada no acesso, qualificado e diversificado, às informações mais significativas acerca da cultura baiana, brasileira e internacional.
– Desenvolver formação ética, política e cidadã que permite ao estudante ter sensibilidade e conhecimento, estar atento e se inserir ativamente no âmago dos problemas culturais contemporâneos.
A coordenadora garante que as atividades desenvolvidas pelo PET envolverão todos os Bacharelados Interdisciplinares (BIs), assim como alguns órgãos ligados ao IHAC, como O Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT); o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA); o futuro Programa de Pós-Graduação de Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (em análise na CAPES) e organismos ligados ao campo da Cultura, como a Rede de Estudos em Políticas Culturais (RedePCult), que congrega pesquisadores brasileiros da área das Políticas Culturais, e o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), órgão da Secretaria Estadual de Cultura, que legisla e atua na área da Cultura e das Políticas Culturais.
As atividades previstas para o primeiro ano de existência de acordo com Aragão são as seguintes:
– Participação em disciplinas oferecidas pelo IHAC e pela UFBA sobre Políticas Culturais e Cultura.
– Leitura e discussão de textos em Cultura e Políticas Culturais.
– Experiência de pesquisa, elaboração de textos e seminários internos para apresentação de textos.
– Apresentação de trabalhos em encontros científicos e publicação de textos.
– Participação em atividades de extensão.
-Inserção em atividades de pós-graduação.
– Envolvimento em atividades de editoração.
– Desenvolvimento de atividades para a comunidade acadêmica do IHAC e da UFBA.