Professores do IHAC participam de reunião com o Dieese
A Universidade Federal da Bahia assinou um protocolo de cooperação e intercâmbio com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que está implantando a Escola de Ciências do Trabalho (também chamada de Universidade do Trabalho), em São Paulo, com um Bacharelado Interdisciplinar (BI) e uma licenciatura. Um grupo de profissionais de São Paulo, em visita a Salvador, reuniu-se, no dia 29 de julho, com os professores Albino Rubim, Sérgio Farias e Márcio Nascimento, do IHAC. O Dieese sugeriu que a UFBA criasse cursos semelhantes em Salvador ou uma área de concentração no IHAC.
O Dieese apresentou as bases para a implantação da sua instituição de ensino superior, que está em etapa inicial de contatos, formação do quadro docente e preparação de currículo, enquanto o IHAC apresentou a estrutura curricular dos cursos dos Bis, mencionando as áreas de concentração já previstas. A idéia de cooperação será divulgada junto aos pesquisadores e especialistas na área de Trabalho que atuam na UFBA para que a cooperação envolva diversas unidades. O Dieese quer estimular as universidades de vários estados a criarem cursos nessa área, voltados ao apoio e desenvolvimento da atividade sindical. “Para uma cooperação precisamos identificar, em nosso quadro docente, profissionais interessados e especializados nas questões do trabalho, mas nada impede de mais adiante pensarmos na criação dessa área”, comenta Farias.
A Escola de Ciências do Trabalho prevê o início do seu Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho para o começo de 2010, em São Paulo e em outros estados, mediante convênios com universidades, juntamente com os cursos de extensão universitária para Formação Sindical e também, em 2013, o seu curso de Licenciatura, em atenção às necessidades da classe trabalhadora, “capacitando-os para atuar em diferentes espaços profissionais, valorizando e reafirmando a centralidade do trabalho na sociedade contemporânea”, conforme texto do Projeto.
A Universidade do Trabalho é um objetivo presente desde a fundação do Dieese, há mais de 50 anos. Desde 2006, em convênio com o Ministério do Trabalho e do Emprego, o Dieese desenvolve um projeto para a sua implantação.