Voz Lavadeiras do Alto das Pombas celebram Dia Mundial da Voz

Voz Lavadeiras do Alto das Pombas celebram Dia Mundial da Voz

Lavanderia folderAs lavadeiras do Alto das Pombas serão ouvidas nas comemorações ao Dia Mundial da Voz. Antônia, Benedita, Ibéria, Kita, Lourdes, Luzia, Nilza e Nora, através da performance “A voz e a memória das lavadeiras do Alto das Pombas“, cantam e contam suas histórias, resgatando tradições, no Instituto Feminino da Bahia, no dia 15 de abril, às 14h.

A apresentação é parte do projeto de ensino, pesquisa e extensão realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) e do Programa Vizinhanças. Desde 2014, professores e estudantes realizam diversos trabalhos com essas mulheres, com objetivo de influenciar políticas públicas, contribuir com a produção de conhecimentos e cidadania, além de ampliar o diálogo imprescindível entre universidade e sociedade.

De acordo com a responsável pelo projeto, professora Leda Bazzo, essa ação surgiu da ideia do compartilhamento da experiência do outro por meio da voz e da palavra:

– A mostra no Instituto Feminino permite que as lavadeiras entrem em contato com um mundo diferente, em um intercâmbio completamente fora do cotidiano delas. O ato performático também será uma interação com o público, permitindo que coabitem o espaço, interajam corporalmente e soltem suas vozes. – explicou Leda Bazzo, docente do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

Lavanderia Comunitária Nossa Senhora de Fátima do Alto das Pombas

Criada nos anos 50 com o intuito de promover e organizar a profissão de lavadeira, através de um modelo de autogestão e produtividade, a Lavanderia do Alto das Pombas, localizada à Rua Teixeira de Mendes, na Federação, é administrada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), que fornece estrutura física e materiais básicos para as atividades, como água, energia elétrica, sabão e equipamentos domésticos. Atualmente, cerca de 15 lavadeiras sustentam suas famílias e têm nesta atividade sua principal fonte de renda.

Serviço:

  • O que? A VOZ E A MEMÓRIA DAS LAVADEIRAS DO ALTO DAS POMBAS
  • Quando? 15 de abril de 2015 (quarta-feira) – 14h
  • Onde? Instituto Feminino da Bahia (Museu Henriqueta Catharino) – Rua Monsenhor Flaviano, nº 02, Politeama – Salvador/BA
  • Quanto? Entrada gratuita