Direção participa de reuniões para resolver problemas de espaço físico
Na última sexta-feira, dia 21, a direção do IHAC esteve reunida com o Pró-Reitor de Graduação, Maerbal Marinho, para equacionar alguns problemas em relação ao espaço físico do IHAC para o semestre 2009.2. Também estavam presentes na reunião os professores Albino Rubim, diretor pró-tempore do IHAC, Messias Bandeira, coordenador acadêmico, e Fátima Carvalho, administradora dos pavilhões de aula. Na quinta-feira, Rubim esteve reunido com o reitor para tratar sobre o novo prédio do Instituto.
Segundo Rubim, as obras da SUPAC /SGC, no Canela, estão em um bom ritmo e devem estar prontas em setembro, conforme a previsão. Hoje, esses órgãos ocupam salas no PAF 3, que serão utilizadas pelo IHAC. “Solicitamos que a sala que hoje ocupamos seja mantida com o IHAC, mesmo depois da entrega das salas onde hoje funcionam a SGC e a SUPAC. Entregamos à Fátima a lista dos problemas detectados e ela ficou de resolver isto, na medida do possível, juntamente com Messias”, explicou Rubim.
As questões levantadas dizem respeito às salas de aula para os professores Adalberto Santos, Albino Rubim, Elisa Mendes e Joaquim Neto. “Além disto, conversamos longamente sobre a solicitação da professora Ivani de um espaço para sua atividade de pesquisa/extensão. Foram aventadas algumas alternativas. Messias conversará com Ivani sobre algumas alternativas. Coloquei a possibilidade de um espaço provisório no Conselho Estadual de Cultura para, pelo menos, ajudar na solução do tema”, disse Rubim.
De acordo com Rubim, o professor Maerbal Marinho disse ter recebido o ofício da direção pró-tempore sobre a adaptação das salas para determinados Componentes Curriculares e que logo dará uma resposta. “Isto não foi possível antes em virtude da presença da comissão de avaliação do MEC nesta semana, que demandou muito a Pró-Reitoria”, justificou Rubim.
Já na quita-feira passada, o reitor Naomar Almeida convidou o diretor pró-tempore do IHAC para uma reunião sobre o projeto do prédio do IHAC. Estavam presentes também na reunião o arquiteto Eduardo, da UFBA, responsável por desenvolver o programa que deve subsidiar o projeto, e os arquitetos Naia Alban e Yoanny Calvo, ambos da Sete43Arquitetura.
O programa e um possível projeto para o IHAC foram amplamente discutidos. Os arquitetos Naia Alban e Yoanny Calvo ficaram de trabalhar junto com Eduardo e apresentar um pré-projeto para o IHAC. “Logo que este pré-projeto seja encaminhado à Reitoria e à direção do IHAC, iremos convidar a comissão designada pela Congregação Ampliada do IHAC e a própria Congregação para discuti-lo amplamente”, garantiu Rubim.