Salvador é sede de encontro internacional sobre música popular

Salvador é sede de encontro internacional sobre música popular

Salvador é sede de encontro internacional sobre música popular com pesquisadores e artistas da América Latina e Caribe

Com o tema “Música e territorialidades: os sons dos lugares e seus contextos socioculturais”, congresso ocorre de 13 a 18 de outubro na UFBA E UFRB

A musicóloga peruana Chalena Vazquez é a convidada para a palestra de abertura. No encerramento, os congressistas participam de atividades culturais em Cachoeira-BA e da Jam no MAM

iaspm1

Com a proposta de reunir pesquisadores latino-americanos do campo da música popular, o XI Congresso da IASPM-AL (Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular – Rama Latinoamericana) trará a Salvador cerca de 300 pesquisadores e músicos entre os dias 13 e 18 de outubro, para atividades na Facom, no PAF I (Campus Ondina da Ufba) e na Escola de Música (Campus Canela da Ufba). Eles participarão de oficinas, mesas, simpósios, intervalos musicais, lançamentos de livros e de outras atividades culturais pela cidade. O evento é uma parceria entre a IASPM-AL, a Universidade Federal da Bahia (IHAC / Pós-Cultura / FACOM / Pós-Com / EMUS) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL).

Os congressos da IASPM-AL acontecem desde 1997 e o evento chega pela segunda vez ao Brasil (primeira na Bahia). Esta edição traz como tema “Música e territorialidades: os sons dos lugares e seus contextos socioculturais”, recebendo importantes colaboradores da área para debater o assunto, como Julio Mendívil (Peru), Paula Mesa (Argentina), Paulo Lima (Brasil), Berenice Corti (Argentina) e a musicóloga, cantora e compositora peruana Chalena Vazquez, que participará da Conferência de Abertura, no dia 13, às 19h30, no Salão do Palacete das Artes Rodin Bahia.

Com o intuito de envolver os participantes na cena cultural e sonora da cidade, o encontro também promoverá visitas guiadas a grupos musicais de Salvador, como o Neojiba, o Pracatum! e a banda Didá. No último dia do evento (18), os congressistas viajarão até Cachoeira para participar de atividades culturais no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB. Os congressistas que optarem por ficar em Salvador, participarão da Jam session no MAM, a partir das 18h.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas pelo endereço www.iaspm2014.wordpress.com.

 

SERVIÇO:

XI Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular – Seção Latino-americana.

Quando: 13 a 18 de outubro

Onde: Facom, Paf I (Campus Ondina da Ufba), Escola de Música (Campus Canela da Ufba), CAHL (Campus Cachoeira da UFRB)

Inscrições:

Ouvintes:

Todo o congresso: US$ 10

A um simpósio: US$ 5

IMPRENSA

Thalita Lima – (71) 9173-6486 TIM
Sobre o evento

Os congressos da IASPM-AL são realizados a cada dois anos. Tiveram início em Santiago do Chile, no ano de fundação da seção latino-americana (1997). As demais edições tiveram como sede as cidades Bogotá (2000), México (2002), Rio de Janeiro (2004), Buenos Aires (2005), La Habana (2006), Lima (2008), Caracas (2010) e Córdoba (2012). Confira programação completa desta edição: http://iaspm2014.wordpress.com/2014/10/04/confira-a-programacao-do-xi-congresso-da-iaspm-al/

Sobre a IASPM AL

A IASPM-AL (Asociación Internacional para el Estudio de La Música Popular – Rama Latinoamericana) é um espaço de convergência multidisciplinar em torno da reflexão sobre as músicas populares latino-americanas e caribenhas em qualquer de suas dimensões estéticas, usos e períodos históricos. Seção latino-americana foi criada em 1997, ano em que foi realizado o primeiro congresso em Santiago do Chile. As atividades incluem tanto a transmissão de experiência de músicos práticos quanto a produção teórica de acadêmicos que problematizam aspectos sobre as músicas populares.

Sobre Chalena Vazquez

Musicóloga, compositora e cantora, Chalena Vazquez é uma eminente pesquisadora sobre música tradicional peruana. Entre as suas publicações estão CHAYRAQ! Ayacuchano Carnaval. Atualmente é diretora do Centro de Música e da Dança na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Assessora e Coordenadora de Projetos Especiais na Musicoteca da Biblioteca Nacional do Peru.