Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades

O Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades – BIH – é um curso de graduação de duração plena que tem visa agregar formação geral – humanística, científica e artística – a um aprofundamento no campo das Humanidades. O BIH tem ainda como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem uma inserção mais abrangente e multidimensional do indivíduo na vida social e profissional. Tem também como objetivo possibilitar ao estudante a aquisição de competências e habilidades gerais e específicas para o aprendizado de fundamentos conceituais e metodológicos para uma posterior formação profissional e/ou pós-graduação.

Projeto Pedagógico do curso

DURATION:
6 semestres (3 semestre na Formação Geral + 3 semestre na Área de Concentração)

Perfil do egresso

O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades deverá ser um indivíduo capaz de realizar leituras abrangentes, sensíveis e críticas da realidade social e do ambiente em que se encontra inserido. Além disso, deverá enfrentar as exigências do mundo do trabalho no desempenho de ocupações diversas que mobilizem, de modo flexível, conhecimentos, competências e habilidades de distintos campos do conhecimento.

Estrutura curricular

O Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades é um curso de graduação, oferecido em dois turnos (noturno e diurno), com carga horária total de 2400 horas e duração mínima de seis semestres. A estrutura curricular do BI-Humanidades divide o curso em duas etapas de formação: a Formação Geral e a Formação Específica. Estas etapas de formação são estruturadas hierarquicamente em Eixos, Módulos, e Componentes Curriculares que se distinguem quanto à função que exercem na formação acadêmica dos alunos, e que podem perpassar as duas etapas.
Adicionalmente, há as Atividades Complementares, que constituem o Eixo Integrador e que ocorrem em paralelo às duas etapas de formação, e o Eixo da Orientação Acadêmica/Profissional, constituída por ações e atividades em ambas as etapas do curso, e que têm como finalidade oferecer uma visão panorâmica das diversas áreas de investigação, práticas e profissões do campo das Humanidades.

A trajetória do aluno no curso pode seguir duas opções mutuamente excludentes: a) a formação na Grande Área de Humanidades, correspondente à matriz curricular que será apresentada a seguir; b) a escolha de uma Área de Concentração a ser cursada a partir do 4º semestre do curso.

Áreas de Concentração do BI em Humanidades

O ingresso em cada Área de Concentração obedecerá a critérios específicos de admissão a serem definidos pela Coordenação da Área de Concentração, de comum acordo com o Colegiado de curso do BI em Humanidades. Caso o aluno opte por não ingressar em Área de Concentração, permanecerá automaticamente na Grande Área de Humanidades e não precisará submeter-se a eventuais critérios de admissão.

Teatro

A área de concentração em Teatro é uma modalidade de agregação curricular capaz de conferir aos estudantes de Bacharelado Interdisciplinar de Artes ou de Humanidades um aprofundamento de estudos direcionado ao campo do teatro Concebida por professores do Departamento de Fundamentos do Teatro e do Departamento de Técnicas de Espetáculo, a Área de Concentração em Teatro se propõe a oferecer a alunos do Bacharelado Interdisciplinar de Artes ou de Humanidades um itinerário de formação não-profissionalizante em que prevaleça uma visão abrangente do teatro, experimentada tanto no exercício continuado de práticas cênicas quanto na compreensão teórico-crítica do fenômeno teatral no século XXI.

Estudos em Relações Internacionais

A área de concentração em Estudos em Relações Internacionais constitui-se como uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes do Bacharelado de Humanidades o domínio de conhecimentos pertinentes ao campo das Relações Internacionais, de caráter não-profissional, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a área de concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos Bacharelados Interdisciplinares, já que se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos do Bacharelado em Humanidades.

Políticas e Gestão da Cultura

A Área de Concentração em Políticas e Gestão da Cultura é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e do Bacharelado Interdisciplinar em Artes o domínio de habilidades e competências teóricas e aplicadas no campo da cultura, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a Área de Concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos Bis e está perfeitamente integrada ao conjunto de práticas pedagógicas devidamente sintonizadas com os conteúdos dos Bacharelados aos quais pertence.

Língua, Literatura e Cultura

A área de concentração em Língua, Literatura e Cultura é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de habilidades e competências teóricas e aplicadas em leitura, produção e análise de textos teóricos relacionados aos estudos linguísticos e literários, envolvendo a relação da língua e da literatura com a cultura e, consequentemente, com os fatos sociais.

Estudos Jurídicos

A área de concentração em estudos jurídicos é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de conhecimentos jurídicos básicos, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a área de concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos BIs. Ela se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos do(s) BI(s) de Humanidades.

Estudos das Cidades

A área de concentração em Estudos das Cidades é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de habilidades e competências teóricas e aplicadas em gestão de cidades, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a área de concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos BIs. Ela se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos do(s) BI(s) de Humanidades, Saúde e Artes.

Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano

A Área de Concentração em Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano (AC-ESCH) é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de conhecimentos em aspectos concernentes ao campo da Psicologia, de caráter não-profissional, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a AC não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos BIs. Ela se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos dos BIs de Ciência & Tecnologia, Saúde, Humanidades e Artes.

Escrita Criativa

A área de concentração em Escrita Criativa é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de habilidades e competências teóricas e aplicadas na construção de textos criativos de diversos gêneros e no estabelecimento de diálogos teóricos e criativos com outras artes e linguagens, numa perspectiva inovadora de formação.

Artes e Tecnologias Contemporâneas

A área de concentração em ARTES E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de conhecimentos em artes com mediação tecnológica, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a área de concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos Bis, ao contrário ela se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos dos BIs de Artes, Humanidades, Ciência e Tecnologia.