Bacharelado Interdisciplinar em Artes

O Bacharelado Interdisciplinar em Artes é um curso de graduação com duração plena que visa agregar uma formação geral humanística, científica e artística ao aprofundamento no campo das artes, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que conferem autonomia para a aprendizagem e uma inserção mais abrangente e multidimensional na vida social. Também tem como objetivo possibilitar ao estudante a aquisição de competências cognitivas e habilidades específicas para o aprendizado de fundamentos conceituais e metodológicos para uma posterior formação profissional e/ou pós-graduação.

Projeto Pedagógico do curso

DURATION:
6 semestres (3 semestre na Formação Geral + 3 semestre na Área de Concentração)

Perfil do egresso

O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Artes é um indivíduo capaz de participar ativamente das diversas etapas da ação artística, dotado de uma compreensão abrangente da problemática das artes nas sociedades contemporâneas, com capacidade de compreender a contribuição de diversas disciplinas do campo científico, das humanidades e das artes na análise das múltiplas dimensões dessa problemática e das respostas sociais que vêm sendo dadas a estes problemas.

Estrutura curricular

O Bacharelado Interdisciplinar em Artes é um curso de graduação, oferecido em dois turnos (noturno e diurno), com carga horária total de 2.400 horas e duração mínima de seis semestres. A estrutura curricular do BI-A divide o curso em duas etapas de formação: a Formação Geral e a Formação Específica. Estas etapas de formação são estruturadas hierarquicamente em Eixos, Módulos, e Componentes Curriculares que se distinguem quanto à função que exercem na formação acadêmica dos alunos, e que podem perpassam as duas etapas. Adicionalmente, há o Eixo Integrador que, através das Atividades Complementares, ocorre em paralelo a estas duas etapas de formação, e o Eixo da Orientação Profissional, constituída por ações e atividades em ambas as etapas do curso, e que têm como finalidade oferecer uma visão panorâmica das diversas áreas de investigação, práticas e profissões das artes.

O BI Artes divide a sua estrutura curricular divide-se em cinco Eixos Curriculares: Eixo das Linguagens, Eixo Interdisciplinar, Eixo da Orientação Profissional, Eixo Específico das Artes, e Eixo Integrador. Todos os Eixos são cursados em paralelo, perfazendo um total de 1.924 horas de componentes curriculares e Atividades Complementares, que são complementadas por mais 476 horas de componentes curriculares de livre escolha, perfazendo um total de 2.400 horas distribuídas em uma duração mínima de 6 semestres.

A trajetória do aluno no curso pode seguir duas opções mutuamente excludentes: a) a formação na Grande Área das Artes, correspondente à matriz curricular que será apresentada a seguir. b) a escolha de uma Área de Concentração a ser cursada a partir do 4º semestre do curso.

Áreas de Concentração

O ingresso em cada Área de Concentração obedecerá a critérios específicos de admissão a serem definidos pela Coordenação da Área, de comum acordo com o Colegiado de curso do BI Artes. Caso o aluno opte por não ingressar em Área de Concentração, automaticamente permanecerá na Grande Área das Artes e não precisará se submeter a eventuais critérios de admissão.

Políticas e Gestão da Cultura

A Área de Concentração em Políticas e Gestão da Cultura é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e do Bacharelado Interdisciplinar em Artes o domínio de habilidades e competências teóricas e aplicadas no campo da cultura, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a Área de Concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos Bis e está perfeitamente integrada ao conjunto de práticas pedagógicas devidamente sintonizadas com os conteúdos dos Bacharelados aos quais pertence.

Língua, Literatura e Cultura

A área de concentração em Língua, Literatura e Cultura é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de habilidades e competências teóricas e aplicadas em leitura, produção e análise de textos teóricos relacionados aos estudos linguísticos e literários, envolvendo a relação da língua e da literatura com a cultura e, consequentemente, com os fatos sociais.

Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano

A Área de Concentração em Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano (AC-ESCH) é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de conhecimentos em aspectos concernentes ao campo da Psicologia, de caráter não-profissional, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a AC não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos BIs. Ela se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos dos BIs de Ciência & Tecnologia, Saúde, Humanidades e Artes.

Estudos das Cidades

A área de concentração em Estudos das Cidades é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de habilidades e competências teóricas e aplicadas em gestão de cidades, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a área de concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos BIs. Ela se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos do(s) BI(s) de Humanidades, Saúde e Artes.

Estudos Coreográficos

A Área de Concentração em Estudos Coreográficos do BI em Artes visa uma formação que permita ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências específicas em coreografia, preparando-o, caso deseje, para a continuidade da formação acadêmica em dança, como também para a sua profissionalização.

Escrita Criativa

A área de concentração em Escrita Criativa é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de habilidades e competências teóricas e aplicadas na construção de textos criativos de diversos gêneros e no estabelecimento de diálogos teóricos e criativos com outras artes e linguagens, numa perspectiva inovadora de formação.

Artes e Tecnologias Contemporâneas

A área de concentração em ARTES E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de conhecimentos em artes com mediação tecnológica, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a área de concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos Bis, ao contrário ela se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos dos BIs de Artes, Humanidades, Ciência e Tecnologia.

Teatro

A área de concentração em Teatro é uma modalidade de agregação curricular capaz de conferir aos estudantes de Bacharelado Interdisciplinar de Artes ou de Humanidades um aprofundamento de estudos direcionado ao campo do teatro Concebida por professores do Departamento de Fundamentos do Teatro e do Departamento de Técnicas de Espetáculo, a Área de Concentração em Teatro se propõe a oferecer a alunos do Bacharelado Interdisciplinar de Artes ou de Humanidades um itinerário de formação não-profissionalizante em que prevaleça uma visão abrangente do teatro, experimentada tanto no exercício continuado de práticas cênicas quanto na compreensão teórico-crítica do fenômeno teatral no século XXI.

Cinema e Audiovisual

A área de concentração em CINEMA E AUDIOVISUAL é uma modalidade de agregação curricular capaz de conferir aos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Artes um aprofundamento de estudos direcionado ao campo do cinema e do audiovisual. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especificação, a área de concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz do BI em Artes, se integrando ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os seus conteúdos.