IHACÚSTICO recepcionará estudantes na primeira semana de aulas
Para marcar o início do próximo semestre letivo, ocorrerá, de 10 a 14 de agosto, das 17h às 18h30, o IHACÚSTICO, evento organizado pelo Coletivo das Artes (CA de Artes), sob a direção geral de Rico Soares.
O objetivo da atividade vai ao encontro da principal proposta do Coletivo das Artes: movimentar a arte e a cultura no IHAC. Esse primeiro evento é unicamente musical. A iniciativa do IHACÚSTICO, segundo Soares, foi motivada por uma constatação óbvia: há uma constante movimentação de “rodinhas” de músicos, principalmente no gramado, todos os dias, que “tocam um som legal e de qualidade”.
Soares sempre observou vários grupos e percebeu que não eram propriamente amadores. Ele afirma que são pessoas de talentos incomparáveis, cada um com seu estilo. E essa foi a sua principal motivação: reunir todos esses talentos numa grande apresentação. “Temos um curso de artes de alto nível, principalmente porque temos alunos talentosíssimos”, diz Soares.
O evento vai abrir espaço para os estudantes do IHAC se apresentarem. Por dia, serão dois tempos de trinta a quarenta minutos, um para cada atração (conforme divulgado no blog do Coletivo das Artes: http://coletivodasartes.wordpress.com). Esses estudantes podem trazer convidados que não são necessariamente do IHAC para executarem a performance em conjunto.
Uma das apresentações já confirmadas é a banda Pangenianos, que possui um integrante que é aluno do BI em Artes. Já a banda Amanah, que ainda não confirmou a presença por choque na agenda, tem uma das vocalistas – Julia Maia – que é aluna também do mesmo BI. Soares salienta que as duas bandas já são conhecidas do cenário da música alternativa e que nenhuma das atrações cobrará cachê.
Paralelo ao IHACÚSTICO, acontecerá uma campanha de doação de sangue em parceria com o CA de Saúde e coleta de alimentos para um abrigo de idosos.
O diretor geral do evento afirma que o apoio do diretor do IHAC, Antônio Albino Rubim, é fundamental para a realização do IHACÚSTICO da maneira como foi planejado. “Precisamos oferecer uma estrutura de som e iluminação realmente de qualidade. Albino aprovou e considerou bastante interessante e importante esse evento para o IHAC”, afirma Soares. “E prometeu buscar um apoio da reitoria da UFBA quanto aos equipamentos solicitados. Estamos aguardando ainda um posicionamento oficial da reitoria para essa questão”, completa o organizador do evento.
O IHACÚSTICO foi pensado para ser um evento fixo do calendário do IHAC, para acontecer sempre na primeira semana de aula de cada semestre. “Esse primeiro evento eu diria que é um “piloto” para o próximo IHACÚSTICO, de 2010, quando o IHAC receberá novos alunos. Será uma excelente e fascinante recepção calourosa”, declara Soares.