Cinco professores do IHAC apresentarão trabalhos no II Ebecult
Cinco professores do IHAC – Leandro Colling, Rita de Cássia Aragão Matos, Marinyze Prates de Oliveira, Djalma Thürler e Marilda Santanna – apresentarão seus artigos no II EBECULT (Encontro Baiano de Estudos em Cultura), que será realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), nos dias 20 e 21 de agosto.
Colling apresentará o texto A heteronormatividade nas representações de personagens não-heterossexuais nas telenovelas da Rede Globo (1998 a 2008). Colling afirma que vai tratar sobre as diferentes formas com as quais as dez telenovelas, exibidas de 1998 a 2008, inscreveram esses personagens em um modelo heteronormativo. De acordo com ele, esse evento será importante porque poderá reunir os pesquisadores baianos que estudam, de alguma forma, a cultura. Assim, será possível estreitar os laços e consolidar os estudos em cultura na Bahia. O artigo do professor trata dos resultados da pesquisa sobre a representação de homossexuais nas telenovelas da Rede Globo, desenvolvida pelo grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS).
Rita Matos tratará sobre A realidade na TV: apontamentos para uma análise de discurso (tele) jornalístico. Já Marinyze apresentará o texto com o título Veredas da sexualidade. O professor Djalma Thurler vai falar sobre o texto Mudanças, torções, inversões, e dobra na configuração de gênio: o caso Amanda e Monick. Marilda Santanna abordará o tema A re-invensão de Carmem pelos yankes: the lady in the tutti frutti hat.
A comissão de organização vai fazer um livro de resumos e um cd-rom/anais com os textos completos. Por isso, os textos completos deverão ser enviados até o dia 30 de julho, junto com o comprovante de inscrição, para o endereço eletrônico oficial: ebecult@gmail.com. A lista completa dos resumos dos textos aprovados pode ser conferido no site http://www.cult.ufba.br