
Socióloga Ariel Salleh, professora visitante do Pós-Cultura, ministra curso sobre Feminismo Ecológico na UFBA

Programação
Resistindo a extinção: ecossuficiência e biorregionalismo
Terça-feira, 02 de dezembro, 9h30 às 12h30
UFBA Ondina – sala 204 (Prédio do IHAC)
Um resumo do curso que está sendo oferecido, nesse semestre, no Pós-Cultura, Descolonizar o Eco-Modernismo (DeColonize EcoModernism), seguido por uma conversa aberta sobre a complexidade da teoria feminista, a “questão do essencialismo”, as relações de reprodução, as ideias de um materialismo incorporado e do trabalho meta-industrial, e as diferenças do ecofeminismo com a ecologia profunda, a ecologia social e o ecossocialismo.
Estratégias ecofeministas para Água e Clima
Terça-feira, 02 de dezembro, 18 às 21h
UFBA Ondina – IGEO – Auditorio Sylvio Bandeira – sala 202 C
Esta palestra descreve a ascensão do ecofeminismo e dos movimentos ecológicos após os anos 70; a cultura dissociada da economia capitalista com seu extrativismo colonial, doméstico e geracional; e a convergência global de uma classe política “pós-desenvolvimento” liderada por mulheres, camponesas e
ativistas indígenas, todas habilidosas no trabalho manual com os processos metabólicos da natureza.
É o Androceno, não Antropoceno!
Quarta-feira, 03 de dezembro, 13 às 16h
UFBA São Lázaro – sala 2 do NEIM
A reflexão ecofeminista sobre a era do Antropoceno sugere que os três sistemas — patriarcal, colonial e capitalista — devem ser reconhecidos como uma única conjuntura conhecida como Androceno. As mudanças sociais em prol da justiça e da sustentabilidade não podem ser alcançadas até que esse emaranhado seja reconhecido de forma generalizada.
Ariel Salleh é socióloga, ecofeminista, ativista e escritora; professora visitante no Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade e no Programa de Pós Graduação em Economia, da UFBA. Recentemente nomeada Distinguished Scholar pela Queen Mary University of London; fundadora da Global University for Sustainability, Hong Kong; professora visitante de Humanidades na Nelson Mandela University, ex-associada honorária em Economia Política pela University of Sydney; e pesquisadora sênior em Sociedades Pós-Crescimento pela Friedrich Schiller University Jena. Ela lecionou Ecologia Social na universidade de Western Sydney por muitos anos e deu palestras em vários lugares, incluindo Nova York, Manila, Toronto, Lund, Liubliana e Pequim. Seus livros incluem Ecofeminism as Politics: nature, Marx and the postmodern (2017/1997); EcoSufficiency and Global Justice: Women write Political Ecology (2009); e cerca de 300 capítulos e artigos: www.arielsalleh.info. Em 2019, ela coeditou Pluriverse: A Post-Development Dictionary com Ashish Kothari, Arturo Escobar, Federico Demaria e Alberto Acosta. Seu livro mais recente é DeColonize EcoModernism. Ariel atuou no Comitê de Pesquisa para Meio Ambiente e Sociedade da Associação Internacional de Sociologia, no Comitê de Ética em Tecnologia Genética do Governo Australiano e foi editora fundadora da revista norte-americana Capitalism Nature Socialism.