
Projeto de extensão LIVRO-LUGAR realiza lançamento de livro de autores da Aldeia Pataxó

Nesta quarta-feira, 19/11, às 19h, acontece Sala de Arte da UFBA (Vale do Canela) o lançamento de “Sementes Ligadas por Raízes”, livro de Ester Poá, Kaline Ãksã, Carlos Kãdawê, Thaine Ãdxehê, do Povo Pataxó. O evento tem entrada gratuita e contará ainda com a exibição de dois curtas-metragens e um bate-papo com Ester e Carlos, além da presença da Mestra Rita Pataxó, uma das ilustradoras do livro e que atualmente é residente do Programa de Residência em Arte, Cultura e Extensão 2025 da PROEXT-UFBA pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC).
“Sementes Ligadas por Raízes” é um livro para o público infanto-juvenil, gestado por um grupo de jovens autores que vivem na Aldeia Kaí, e conta a história de dois irmãos e duas primas que se reencontram pela força da ancestralidade, das raízes e discute a importância de entender a retomada como direito e não como invasão. O livro é dedicado à Gustavo Sarã, um jovem pataxó de 14 anos, que foi assassinado em território indígena Comexatiba que cada vez mais presencia ataques de fazendeiros e pistoleiros armados. Como um livro-homenagem mobiliza, portanto, um chamado para a luta pela vida e pela demarcação dos territórios indígenas.
A exibição de “Gigantes Pataxó”, produzido pelos estudantes do Colegio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê/ANEXO KAÍ, através do projeto “Imagens em Movimento” e “Filme Carta aos que sempre lutaram”, produzido no território por jovens, professores e lideranças, trazem à tona narrativas que se somam a esta discussão e registram a força e a história deste território indígena no Extremo Sul da Bahia e deste povo que vem resistindo há mais de 500 anos.
Sobre o Projeto
“Sementes Ligadas por Raízes” compõe a Capanga de Aruanda, uma agremiação poético-pedagógica desenvolvida a partir dos projetos “Escolas Vivas: pedagogias territorializadas e materiais didáticos diferenciados para promoção da interculturalidade como política de educação pública” e “Edições Cosmográficas: criação de materiais didáticos interculturais a partir de poéticas e pedagogias vivas”, que tiveram apoio do CNPq. A publicação foi desenvolvida no âmbito do projeto de extensão LIVRO-LUGAR: edição de narrativas de comunidades tradicionais e periféricas (PROEXT/UFBA), coordenado pela Prof.ª Laura Castro e compõe a coleção LIVRO-LUGAR.
Este projeto editorial é gestado pela Sociedade da Prensa/EDTÓRA e foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.