Nota da Direção e Coordenação Acadêmica – Semestre 2025.2 e atualizações

Nota da Direção e Coordenação Acadêmica – Semestre 2025.2 e atualizações

À Comunidade IHAC,

Apesar dos desafios de implantação de um sistema acadêmico na graduação (SIGAA), com todos os desdobramentos já conhecidos e vividos por grande parte de nossa comunidade, queremos desejar um excelente semestre 2025.2 para todas as pessoas que dão vida ao IHAC. Aproveitamos também esta mensagem para fazer algumas atualizações. Alguns desses pontos já foram compartilhados com as coordenações de curso, mas esses destaques são também de grande importância para todas as outras pessoas da nossa comunidade.

Estamos acompanhando as muitas dificuldades e preocupações de nossos coletivos referentes à matrícula e início de semestre em meio à implantação do SIGAA. Mas gostaríamos de reforçar que nós, Direção e Coordenação Acadêmica, juntos/as com colegas docentes e técnicos/as, estamos buscando contornar alguns desses problemas. Reiteramos que essas dificuldades com o SIGAA ocorrem em toda UFBA, conforme as cartas de repúdio publicadas, as discussões em diferentes congregações e relatos de Diretores/as, levados também em reunião do Consuni desta terça-feira (30/09/25). A Direção do IHAC também levou nossa preocupação atual com a obrigatoriedade da nova carga horária de extensão para os/as concluintes já em 2025.2. Nesta quarta-feira mesmo (01/10/25), já trocamos mensagens com a SUPAC e PROEXT para falar dessa e outras questões de matrícula, incluindo também dificuldades específicas de Áreas de Concentração. No que diz respeito às atividades/CC de extensão, a Direção e Coordenação Acadêmica estão acompanhando e buscando produzir junto à PROEXT uma proposta viável para nossos/as estudantes.

O que foi destacado pelo Reitor nesta última reunião do CONSUNI é que os/as estudantes não serão prejudicados/as. Esperamos que isso realmente se cumpra! Nosso objetivo aqui é reforçar que estamos atentos/as e buscando resolver, dentro do possível, todas essas questões e imbróglios. E isso depende de muitas articulações e negociações entre unidades e outros setores (SUPAC, PROEXT, PROGRAD, STI, etc).

Lembramos também que outras demandas e problemas de nossa comunidade persistem, tais como: busca de mais apoio técnico, mudanças no desenho de coordenação, infraestrutura, etc. Enfim, estamos cientes da aflição, cansaço e ansiedade geral. Mas, neste momento, só podemos pedir um pouco mais de paciência e calma. Nossas decisões precisam, também, ser tomadas de forma cuidadosa e coletiva. Como sempre, agradecemos a cooperação e parceria de todas as pessoas envolvidas nesses processos acadêmico-administrativos.

Outro ponto a destacar é que estamos cientes de alguns problemas de cadastro de natureza de alguns de nossos componentes curriculares, como, por exemplo, optativos de Áreas de Concentração. Certamente, buscaremos também alternativas para resolver essas pendências para os/as concluintes dos cursos, através da realização do cadastro dessas naturezas pela SUPAC/STI ou via processo conjunto de aproveitamento desses componentes nos colegiados. Destacamos que isso também fará parte de nossas pautas de discussão com coordenações de curso, docentes, técnicos/as e estudantes, ouvindo os coletivos.

Em relação às formaturas, já ocorridas e outras que ocorrerão em breve, temos buscado também agilizar uma série de procedimentos e resolver pendências, com apoio conjunto (SUPAC, PROGRAD, coordenações de curso e técnicos/as). Nem sempre as respostas e resoluções são imediatas ou atendem a todas as expectativas e especificidades de cada um/uma. Mas buscamos manter a atenção necessária e o cuidado com todos os processos para que nossos/as estudantes não sejam mais prejudicados/as.

Sabemos que nossa comunidade está ciente de que as resoluções desses problemas e dificuldades não dependem exclusivamente de nossa boa vontade. De qualquer forma, nunca é demais compartilhar com cada um/a de vocês nossas labutas e preocupações diárias com tantas demandas que nos chegam, muitas dessas de forma urgente.

Esperamos também que toda a nossa comunidade tenha a dimensão do tamanho desses desafios e se engaje no que for possível, e em seus coletivos, para que possamos encontrar saídas e respostas viáveis.

Às/aos docentes, mais uma vez solicitamos flexibilização de faltas neste momento em que chegam novos/as estudantes a suas turmas, devido à extensão de prazos de inscrições em componentes curriculares no SIGAA.

Para além desses desafios e obstáculos, desejamos que nossa comunidade possa aproveitar o que há de melhor nessa universidade a partir de nossos encontros, nos diferentes espaços de convivência e de crescimento mútuo. 

Cordialmente,
Direção e Coordenação Acadêmica.