Mestra Rita Pataxó é aprovada para residência em artes, cultura e extensão no IHAC

Mestra Rita Pataxó é aprovada para residência em artes, cultura e extensão no IHAC

Após seleção interna e indicação de nomes à Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT), a mestra Rita Pataxó foi contemplada no Edital Residências em Artes, Cultura e Extensão 2025 para atuar no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) no período de seis meses.

A Residência em Artes, Cultura e Extensão tem por objetivo fortalecer estes campos de atuação e também ampliar inserção das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFBA. Além disso, tem como propósito o aprimoramento da articulação entre a UFBA, as comunidades, territórios e demais setores da sociedade, fomentando a pluralidade epistemológica e promovendo a inserção de agentes externos ao contexto acadêmico institucional da UFBA.

Rita Pataxó

É mestra do povo pataxó, nasceu dentro de uma família artesã em Cumuruxatiba, no Extremo Sul da Bahia em 1972, lugar onde vive até hoje. Uma das principais artistas do coletivo LUÁ PATAXÓ, ela cria telas, tecidos e diversos produtos estampados com uma técnica artesanal e autoral, com cores e grafismos indígenas, reutilizando materiais. Exercita como poética cotidiana o ofício de uma designer e artista têxtil, com suas costuras e estamparias. O processo de trabalho de Rita Pataxó acontece a partir de uma tecnologia desenvolvida por ela própria. Suas estampas nascem de carimbos manufaturados com restos de madeira, borracha EVA e cola, em escalas diversas. Nascem também dos saberes e fazeres ancestrais dos grafismos indígenas e dos encantos do sonho.