Leandro Colling defende memorial para professor titular do IHAC

Leandro Colling defende memorial para professor titular do IHAC

No próximo dia 9 de julho, às 14h, no auditório do PAF3, campus de Ondina da UFBA, ocorre a defesa do memorial do professor Leandro Colling para aceder à categoria de professor titular do IHAC. A banca de avaliação será composta pelos professores doutores Djalma Thürler (UFBA), Paulo César Garcia (UNEB) e Marcos Lopes de Souza (UESB) e pelas professoras doutoras Renata Pitombo (UFRB) e Márcia Rios da Silva (UNEB). O professor intitulou o seu memorial assim: Sonhar mais um sonho impossível: derivas de uma bixa professora e pesquisadora. 

Nos memoriais, os candidatos à professor titular, última categoria da carreira docente, refletem sobre as suas trajetórias acadêmicas no ensino, pesquisa e extensão nos últimos 16 anos. Colling, em seu texto, trata sobre sua experiência no ensino no componente curricular Estudos das subjetividades e em vários outros componentes na pós-graduação e escreve sobre a sua produção bibliográfica composta por três livros autorais, um deles traduzido e publicado na Espanha, 37 capítulos de livros, 29 artigos em periódicos e organizador de sete livros. Além disso, nesses 16 anos no IHAC, apresentou 65 trabalhos em congressos e escreveu 16 prefácios de livros. Também participou de 56 bancas de dissertações de mestrado, 33 de teses de doutorado, 25 de qualificações de doutorado, 52 de qualificações de mestrado e 10 de trabalhos finais de curso de graduação. Grande parte do seu tempo foi dedicado a formar novos profissionais do campo das dissidências sexuais e de gênero. Por isso, orientou 23 dissertações de mestrado, 11 teses de doutorado e supervisionou quatro estágios de pós-doutorado. Colling também foi coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e um dos criadores da revista acadêmica Periódicus, a qual edita desde a sua fundação, em 2014. A revista é avaliada como A3 pela Capes e já conta com 32 volumes.

Colling também participou de 81 eventos no Brasil e no exterior e na UFBA organizou pelo menos 12 eventos, dois deles internacionais e de grande proporção: o VI Congresso Internacional de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH (Associação Brasileira de Estudos da Homocultura), em 2012, e o II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, realizado de 5 a 7 de setembro de 2015. O primeiro contou com uma conferência de abertura de Jack Halberstam, na reitoria da UFBA, realizada no dia 1 de agosto de 2012. Já o segundo trouxe pela primeira vez ao Brasil a filósofa Judith Butler, que realizou uma conferência no Teatro Castro Alves, no dia 6 de setembro de 2015. Além dos eventos, na extensão Colling também destacou a sua participação na criação do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade na Educação, criado em 2018, em parceria entre o NuCuS, Pós-cultura, IHAC, UFBA, Capes e Universidade Aberta do Brasil. Todo esse trabalho esteve envolvido com o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS), criado por Colling em 2007 junto com vários discentes.

A atividade é aberta à qualquer pessoa interessada e não requer inscrição.