Fruto de experiência didática no Prof-Artes, livro “ÍMÃ – caderno de práticas e programas didático-performativos” é lançando na UFBA
Nesta quarta-feira (29), a partir das 9h, acontece o lançamento do “ÍMÃ – caderno de práticas e programas didático-performativos“. O evento será uma ativação, onde as pessoas participantes irão fazer uma caminhada pelo campus de Ondina da UFBA, partindo do Vão Livre do IHAC, no Bloco A (prédio novo).
Acesse gratuitamente a versão digital da obra no IHAC Digital (clique aqui).
Sinopse:
ÍMÃ – caderno de práticas e programas didático-performativos. Este livro foi compilado a partir de uma experiência didática no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mais especificamente ministrando o componente curricular “Influências Místicas na Artes”. O curso propôs a aproximação de saberes e pedagogias indígenas da escola pública e da educação básica. O desejo desta publicação é o mesmo presente desde o começo da elaboração do curso que deu origem a ela: que possa chegar para educadoras em formação e professoras em formação continuada. O esforço de organizar este material é pensar como ele pode potencializar outras experiências em sala de aula e polinizar as Artes Indígenas na escola, não apenas como obrigatoriedade legal, mas como direito estético, cognitivo e epistêmico. O livro foi organizado pela professora do IHAC, Laura Castro e pelo professor, doutorando do PPGAV/UFBA, Lucas Canavarro, com participação de estudantes do PROFARTES e do PPGAV/UFBA.
A publicação compõe a coleção de materiais desenvolvidos no âmbito da pesquisa em rede “Escolas Vivas: pedagogias territorializadas e materiais didáticos diferenciados para promoção da interculturalidade como política de educação pública”, fomentada pelo Edital Pro-humanidades (UFBA/CNPq).