Projeto Afrotonizar.Lab realiza exposição no MAM-BA com abertura neste sábado (16)

Projeto Afrotonizar.Lab realiza exposição no MAM-BA com abertura neste sábado (16)

A partir de 16 de novembro de 2024, às 16h, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) recebe a exposição “Confluências e Fabulações Líquidas”, realizada pelo Afrotonizar.lab – projeto de extensão do IHAC. O evento, que recebe obras dos 16 artistas que participaram da edição de 2024 do Afrotonizar.Lab, tem coordenação geral de Naymare Azevedo, curadoria de Adu Santos e coordenação pedagógica da professora Cíntia Guedes (IHAC). A entrada é gratuita.

“A exposição ‘Confluências e Fabulações Líquidas’ é um convite para mergulhar em uma zona fértil entre a memória ancestral e a criação de futuros emancipados. Aqui, a arte se torna um gesto curativo, que reimagina nossa presença no mundo através da incorporação de elementos como água, terra, ar e fogo. Cada obra propõe romper com a gramática ocidental e, juntas, nos guiam em uma navegação realimaginária rumo à liberdade”.

“Sob a coordenação geral de Naymare Azevedo, curadoria de Adu Santos e coordenação pedagógica de Cíntia Guedes, a exposição se propõe a acionar outras possibilidades de imaginar o mundo através das obras dos artistas. O Afrotonizar.Lab tem como proposta criativa ativar outras práticas artísticas e curatoriais através do exercício imaginativo coletivo. Durante o período de imersão, os artistas residentes experimentaram as tecnologias que surgem através do encontro, da ativação da memória e da intuição. Esta exposição é um gesto coletivo de contracolonialidade e de questionamento do status quo da branquitude, onde a criação se torna um ato de resgate, continuidade e transcendência”.

Fonte: Divulgação.

Deixe um comentário