Professor Djalma Thürler e pós-doutorando Duda Woyda apresentam peça-conferência na Universidade de Michigan

Em 04 de novembro, o professor Djalma Thürler e o pós-doutorando (Duda Woyda) apresentarão a peça-conferência “o modo superior da filosofia” na prestigiada Universidade de Michigan.

“o modo superior da filosofia” é uma das ações do projeto “Visibilização de pesquisa da ATeliê voadOR”, que tem patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Edital de Mobilidade Cultural e da CAPES.  A intenção do projeto é promover o diálogo intercultural, a cooperação, a co-produção, o intercâmbio e a colaboração entre artistas baianos e artistas de outros países, além de promover a inserção da Bahia no circuito internacional das artes e da cultura.

“o modo superior da filosofia” é uma peça-conferência, escrita e interpretada por Djalma Thürler (Pós-Cultura/PPGAC) e Duda Woyda (Pós-Cultura/CNPQ). O texto foi criado para fortalecer, divulgar, difundir e aproximar os pensamentos decoloniais, queer e feministas da sociedade em uma perspectiva plural, diversa, aberta e interdisciplinar.

O texto/palestra parte da ideia de que a modernidade, enquanto perpetuação sistêmica de violência e dominação, é fundamental para compreender as teorias decoloniais, que são, justamente, construídas a partir da ideia de desocultamento das diversas epistemologias, das diversas gramáticas, das várias formas de organização social, econômica, política e familiar, das várias espiritualidades. A decolonialidade é, portanto, plural, são caminhos para a convivência das diversas cosmovisões, do diferente.