Projeto coordenado por docente do IHAC promove ações de internacionalização nos Estados Unidos

O projeto “Escolas Vivas: pedagogias territorializadas e materiais didáticos diferenciados para promoção da interculturalidade como política de educação pública” e o projeto “Edições Cosmográficas: criação de materiais didáticos interculturais a partir de poéticas e pedagogias vivas” promovem ações de internacionalização nos Estados Unidos durante esta semana.

Os projetos são coordenados pelas professoras Laura Castro (IHAC/UFBA) e Cacá Fonseca (UFPB) e foram selecionados pelos editais Pro-humanidades (UFBA/CNPq) e Universal (UFPB/CNPq), respectivamente.

As ações incluem uma aula pública, caminhada performática, lançamento de livros e de uma videoteca. A partir de uma parceria com a Brown University (Watson Institute), a partir do Programa Brazil Initiative, todas as atividades contam com a presença da artista e pesquisadora indígena Glicéria Tupinambá e das coordenadoras Laura Castro e Cacá Fonseca.

Saiba mais sobre as ações previstas:

cosmographical occupation
walk and public class at the

01/10/2024
Central Park, New York

sobre a ação:
Investigação artística que vem sendo gestada e apresentada desde 2023. A experimentação atravessa os estudos do conceito de livro vivo (Pajé Agostinho Ika Muru) e de escola viva (Pajé Dua Buse), propondo modos de ocupação de espaços e situações de compartilhamento. Esta edição, no Central Park, inclui uma aula pública com Gliceria Tupinambá, uma caminhada performática e o lançamento de livros.

Ocupação cosmográfica é sobre habitar escritas-mundos povoados de existências vivas.
ocupar outras peles para além do papel
cosmografar sentidos em diálogo com os lugares das vozes aqui presentes,
ressonantes de tempos enredados em redemoinho passado-presente-futuro
Letra viva,
Letra em carne viva
Letra entranhada nos veios da terra
palavra nascente do barro, da semente,
língua germinada como girassol, feijão
brotada
flor de algodão
seres sobreviventes num texto-natureza
em estado impermanente entre o visível o invisível.

Lançamento da Videoteca Composto Escola

04/10/2024
Brown University, na APSA conference, Providence

Sobre a videoteca:
A videoteca COMPOSTO ESCOLA reúne depoimentos de mestras brasileiras de povos tradicionais que apontam para um conjunto de escolas e pedagogias vivas e para um entrelaçamento profundo entre escola, comunidades mais que humanas e território.

Uma escola viva é uma comunidade composta por uma multidão de professores visíveis e invisíveis, pessoas, bichos, plantas. Acredita-se que esta videoteca ponha em ação conhecimentos de relevância para todo planeta e que contribua para o fortalecimento da educação e a difusão de conhecimentos tradicionais dos povos tradicionais do Brasil.

O nome da videoteca é uma referência ao livro publicado pela n-1 Editora, com textos de Antônio Bispo dos Santos, Cacá Fonseca, Élbio de Brito Silva, Givânia Maria da Silva, Glicéria Tupinambá, Joelson Ferreira, Laura Castro, Quilombo indígena Tiririca dos Crioulos, Yuri Firmeza.