OBEC celebra uma década de pesquisas e impulsiona a Economia Criativa no Brasil

O Observatório da Economia Criativa (OBEC), iniciativa de destaque no Brasil na produção de dados e indicadores sobre os diversos setores criativos, completou 10 anos de atividades no último dia 23 de agosto. A celebração ocorreu durante o XX Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), com um evento que reuniu pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir os resultados alcançados e os desafios futuros da economia criativa no país.

Criado em 2014, o OBEC consolidou-se como referência nacional na geração de informações e conhecimentos sobre o setor, contribuindo para a formulação e implementação de políticas públicas mais eficazes. Ao longo de sua trajetória, o Observatório realizou oito pesquisas de grande impacto, como a avaliação dos impactos da pandemia de Covid-19 nos festejos juninos da Bahia e o panorama nacional da Lei Aldir Blanc. Atualmente, quatro novas pesquisas estão em andamento, abordando temas como o fomento às artes no Brasil e a economia do patrimônio.

Nova identidade e perspectivas futuras

Para marcar a nova fase, o OBEC adotou uma identidade visual mais moderna e abrangente, retirando a referência ao estado da Bahia de seu nome. A decisão reflete o alcance nacional de suas atividades e a importância de fortalecer a rede de pesquisadores e instituições envolvidas com a economia criativa em todo o país.

Durante o evento de comemoração, pesquisadores do OBEC apresentaram os principais resultados de suas pesquisas e debateram os desafios e oportunidades do setor. A mesa redonda contou com a participação de autoridades do Ministério da Cultura e de representantes de importantes instituições culturais brasileiras, como a Funarte e o Ibram.

Impacto e legado

Além da produção de pesquisas, o OBEC tem se destacado na qualificação de profissionais e na promoção de debates sobre a economia criativa. A iniciativa já realizou diversos cursos, seminários e eventos, como o Encontro Nacional de Educação Museal e o Seminário Nacional Uma Lei para a Economia Criativa Brasileira.

Com sede no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o OBEC é um grupo de pesquisa interinstitucional que reúne docentes, discentes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Seu trabalho tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da economia criativa no Brasil e para a valorização da cultura como motor de desenvolvimento social e econômico.

Para mais informações, acesse obec.ufba.br.