Minicurso “ALIANÇAS EDITORIAIS: editando saberes tradicionais” acontece em maio e junho com inscrições gratuitas

ALIANÇAS EDITORIAIS: editando saberes tradicionais” é um minicurso virtual mobilizado por relatos e partilhas de livros, impressos e publicações realizados a partir de alianças entre editoras, povos e comunidades tradicionais, universidades, projetos institucionais, entre outros arranjos azeitando a ideia de edições cosmográficas como feitura da luta, das aprendizagens e dos territórios de onde originam esses saberes.

Como inventar estratégias para ativar livros – lugares, esparramar sementes desses saberes e matutar sobre como nascem os livros vivos? Como publicar livros com comunidades e com coletividades?

No encontro “Nave-ave-avó”, no dia 31de maio, o projeto recebe Maria Inês de Almeida com as experiências editoriais coletivas do Literaterras (UFMG) e da rede Unã Baina (UFAC). Em seguida, no dia 07 de junho, em Troncos e Re-brotos estarão presentes Glicéria Tupinambá, artivista dedicada à retomada do manto Tupinambá, professora e mestranda no Museu Nacional/UFRJ, Cristiane Pataxó pesquisadora e professora do Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê, e Rita Pataxó, multi-artista e professora, ambas da Aldeia Kaí. No fechamento o encontro Sementário, no dia 14 de junho, acontece com Renata Marquez, professora de Arquitetura e Urbanismo e dos Saberes Transversais da UFMG e articuladora do projeto PISEAGRAMA e Paula Lobato idealizadora do KMÃNÃÑ HÊSUKA, uma Oficina Editorial voltada para povos indígenas.

A inscrição é gratuita e realizada no link: https://forms.gle/kHQ8EHiewmVP26vJ8

Este minicurso é uma ação extensionista vinculada ao projeto “Escolas Vivas: pedagogias territorializadas e materiais didáticos diferenciados para promoção da interculturalidade como política de educação pública“. Um projeto em rede coordenado pela professora Laura Castro (IHAC), com financiamento do CNPq por meio do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades – Pró-Humanidades. A atividade está sendo oferecida em conjunto pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).