Pesquisador do NUCUS publica livro sobre problemas de gênero e sexualidade vivenciados por adolescentes e jovens em conflito com a lei
O pesquisador do NUCUS – Núcleo de pesquisa e extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades, Sandro Correia, acaba de publicar o livro Socioeducação para liberdade: problemas de gênero e sexualidade vivenciados por adolescentes e jovens em conflito com a lei, pela editora Devires. O trabalho é oriundo de uma dissertação de mestrado defendida no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA, orientada pelo professor Leandro Colling.
Na sinopse da obra, Sandro diz o seguinte: “Este livro parte de inquietações muito próprias e falo de questões que afetam não apenas adolescentes em conflito com a lei e profissionais do sistema socioeducativo, mas também a mim mesmo. O campo de investigação socioeducativo não está dissociado da sociedade em que vivemos e, ainda que a sua circunscrição territorial e estrutural tenha o fim primeiro de isolar o sujeito infrator da sociedade, os seus meios e estratégias para o projeto de reeducação e socialização pretendidas ocorrem pelos mesmos mecanismos, dispositivos e tecnologias utilizadas para punição, correção e disciplinamento dos corpos. Os problemas de gênero e sexualidade entre adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade foram abordados a partir de teorias e temas relacionados a biopoder, poder disciplinar, cistema sexo/gênero/sexualidade, heterossexualidades compulsórias, heteronormatividades, masculinidades hegemônicas, masculinidades tóxicas, performatividades de gênero. E, desses encontros, apontam para caminhos e fazeres socioeducativos mais humanos, éticos e políticos por meio de concepções metodológicas da pedagogia da presença, da pedagogia do afeto, da educação transgressora e da educação para a liberdade.”