Prof. Ademar Nogueira (IHAC) organiza livro sobre saneamento básico

Gestão e Tecnologia do Saneamento básico: Uma abordagem na Perspectiva Brasileira e Internacional

A origem deste livro remonta ao período de pós-doutorado do Professor Ademar Nogueira no Politécnico di Milano (Itália), entre os anos 2017/2018, oportunidade em que, juntamente com o seu supervisor do pós-doc, Professor Stefano Mambretti (POLIMI), planejaram o desenvolvimento desta obra científica. Foram convidados 14 professores-pesquisadores de diferentes especializações técnicas de Universidades brasileiras, italianas e dos Estados Unidos, para juntos escreverem os 9 capítulos que abordam áreas como marco regulatório; drenagem e manejo da água em grandes centros urbanos; tratamento e aproveitamento de esgotos; paradigmas mundial do uso da água; otimização dos sistemas de abastecimento de água, dentre outros. Os autores entendem que o desenvolvimento e a cooperação multi-países nesse segmento é de fundamental importância para a disseminação de técnicas de racionalização e otimização dos serviços de água e esgoto, de modo a proporcionar melhorias na qualidade de vida das populações com a universalização de tecnologias e gestão de sistemas de referência internacional.

O livro, disponível em versão impressa e e-book, dispõe de ISBN e código DOI em todos os capítulos, é certamente útil para profissionais que atuam em diferentes áreas do planejamento dos recursos hídricos e saneamento ambiental, visto que, ao se reconhecer a sua interdisciplinaridade, foram incluídos conteúdos tanto de engenharia, quanto normativo, de gestão e de tecnologias aplicadas, proporcionando uma ampla compreensão técnica para soluções desta relevante problemática ambiental universal.

Título: Gestão e tecnologia do saneamento básico – uma abordagem na perspectiva brasileira e internacional
Data da publicação: novembro/2022
Editora: Atena
Organizadores: Prof. Stefano Mambretti (Politecnico di Milano) e Prof. Ademar Nogueira (IHAC)