Livro sobre escolas rurais, organizado com participação de professora do IHAC, é lançado hoje, 13 de dezembro
Composto escola: comunidades de sabenças vivas
COMPOSTO ESCOLA é um solo fertilizado pelas aprendizagens da jornada pedagógica “Vocabulário para catástrofes” realizada entre agosto e novembro de 2021. Um livro feito adubo, matéria – orgânica, semente e terra das experiências das comunidades tradicionais e dos movimentos sociais aglutinados a partir de Antônio Bispo dos Santos (PI), Coletivo Intercultural Quilombo Indígena Tiririca dos Crioulos (PE), Élbio Ferreira Britto (GO), Givânia Maria da Silva (PE), Glicéria Tupinambá (BA) e Joelson Ferreira (BA). Um projeto editorial, de caráter coletivo, que se desdobra da pesquisa sobre o fechamento das 60.065 escolas rurais no Brasil nos últimos 20 anos, intitulada inicialmente de ‘Expedição Catástrofe: por uma arqueologia da ignorância’ (2016 – 2019). Nos dois últimos anos, a pesquisa dá um giro no terreno arqueológico e passa a buscar não apenas as escolas fechadas, mortas, desativadas, mas aquelas que resistem, reinventam, e criam experiências alternativas de escolas vivas a contrapelo do arruinamento do território rural brasileiro pela face contemporânea da modernização conservadora e da expansão ilimitada das fronteiras do capital agro-minero-industrial.
LANÇAMENTO VIRTUAL
13/12 (terça-feira) – 19h
Youtube > n-1 edições > https://www.youtube.com/@n1edicoes
Com Antônio Bispo dos Santos, Alecksandra Ana dos Santos Sá Givânia Maria da Silva, Glicéria Tupinambá, Joelson Ferreira.
Apresentação: Fundo de Arte e Cultura de Goiás Secult (Secretária de Estado de Cultura) – Governo de Estado de Goiás “Este projeto foi contemplado pelo edital de fomento das artes visuais do fundo de arte e cultura do estado de Goiás 2018”.
Realização: n-1 edições e Roca de Quilombo.
Apoio: PPGAV – Programa associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE e Livro Lugar.
Loja virtual: n-1edicoes.org