Teatro

A área de concentração em Teatro, coordenada pelo professor e coordenador do colegiado em Teatro, Gláucio Machado, disponibilizará, no primeiro momento, 15 vagas para os alunos que passarem por uma prova de habilidade específica em três níveis: entrevista, prova prática e prova escrita.

A prova é meramente classificatória e determinará se o aluno é apto ou se terá desenvolvimento insuficiente, não exigindo do mesmo nenhuma técnica específica. A oferta de vagas será anual, mas como os componentes não terão nenhum pré-requisito, poderá funcionar semestralmente e acumulativa, ou seja, 15 vagas no primeiro momento, 30 vagas no segundo momento, até alcançar 60 vagas.

Os alunos que quiserem ir para o curso de progressão linear, passarão por uma segunda prova de habilidade específica. A área está prevista para ser oferecida no turno matutino. Não está definido o local das aulas. O objetivo é que todas as aulas sejam em um único espaço para que não haja deslocamento.

Durante a apresentação, Marcos Barbosa esclareceu que a Escola de Teatro forma Bacharel em Artes Cênicas e Licenciado em Teatro. O Licenciado em Teatro é um profissional formado para docência e atua, sobretudo, no ensino fundamental e médio.

O Bacharel não é profissional e quem garante o exercício da profissão do ator é o sindicato. O Bacharel comporta a Habilitação em Interpretação Teatral e a Habilitação em Direção Teatral. Ambos os cursos possuem duração de sete semestres.  “O curso de ator de interpretação teatral é suficiente para que se tenha o registro, mas ele não é obrigatório. Você pode ser um ator registrado, profissionalizado, sem jamais ter passado por uma escola de teatro”, disse Marcos. Tal esclarecimento se fez necessário para que se deixasse claro (aos alunos) o perfil não profissionalizante do projeto.

No caso da área de concentração, é esperado dos egressos que eles saiam da área com uma compreensão do teatro no seu caráter mais abrangente, que eles tenham experimentado uma vivência em teatro em seus diversos aspectos, e também tenham uma compreensão histórica, crítica e analítica do que seja teatro e suas variações no mundo contemporâneo.

A matriz curricular, de 1.200 horas, foi divida em eixos temáticos, chamados de: Eixo das Práticas Criativas, Eixo das Teorias, Eixo da Livre Escolha e Eixo da Atividade Complementar.

No Eixo das Práticas Criativas, o aluno experimentará o teatro por mais um viés. Módulo oferecido para 15 alunos é composto por três componentes obrigatórios, cada um com 136 horas, totalizando 408 horas, que são:

Jogos e Improvisação Teatral – Exercício dirigido de teoria e prática do jogo e da improvisação para a formação do atuante em teatro;

Formas de Atuação Cênicas – Exercício dirigido de teoria e prática para a atuação cênica no âmbito do espetáculo teatral;

Processos de Encenação – Exercício dirigido de teoria e prática para a concepção e a montagem do espetáculo cênico teatral.

No Eixo das Teorias, o discente observará o ato, a constituição do espetáculo, desde o ponto de vista da reflexão, da composição visual ou da construção do contexto da encenação e o conhecimento da história do teatro. Este eixo será oferecido para 60 alunos e é composto por seis componentes obrigatórios, cada um com 68 horas, totalizando 408 horas, que são:

Crítica e Recepção do Teatro – Leituras do espetáculo teatral e do texto dramatúrgico a partir de conceitos e métodos da semiologia e da estética da recepção;

Cena e Visualidade – Percepção, crítica e análise do espetáculo teatral a partir de sua composição visual;

Poéticas de Encenação – Análise e crítica das teorias da estética para a cena teatral, através da compreensão do trabalho dos principais encenadores contemporâneos e das interações do teatro com outras artes do espetáculo;

História do teatro ocidental da antiguidade clássica ao romantismo – Abordagem crítica e analítica da história do teatro e da literatura dramática no ocidente, da antiguidade clássica ao romantismo;

História do teatro ocidental moderno e contemporâneo – Abordagem crítica e analítica da história do teatro e da literatura dramática no ocidente, do romantismo ao teatro contemporâneo;

História do teatro no Brasil e na Bahia – Abordagem crítica e analítica da história do teatro e da literatura dramática no Brasil e na Bahia.

O Eixo de Livre Escolha possui 204 horas e foi concebido de modo a garantir ao aluno a flexibilidade necessária para a personalização de sua formação universitária. Pode incluir quaisquer componentes curriculares da UFBA, sem restrições de qualquer ordem, respeitadas as eventuais incidências de pré-requisito ou as particularidades de funcionamento e, ainda, a missão continuada da orientação acadêmica.

O Eixo Atividade Complementar, com 180 horas, fecha as 1.200 horas da área de concentração.

Marcos Barbosa salientou que todos os componentes curriculares obrigatórios foram criados especialmente para a Área de concentração em Teatro e que não há uma linha de pré-requisitos entres os componentes. “Nenhum dos componentes pensados para área de concentração foram ofertados. Eles foram pensados e concebidos exclusivamente para essa área de concentração. Nós partimos do zero e desenhamos quais os componentes serviriam para essa formação, então, caso um aluno venha ser reprovado em um dos componentes, a reprovação não impede de cursar os demais. É um conjunto de componentes autocortantes que só se implicam tematicamente. Eles não se implicam como linha de progressão, havendo muito mobilidade entre eles”, explicou Marcos.

O egresso, após concluir a Área de Concentração em Teatro, poderá seguir, como já foi dito, o curso de progressão linear. Mas, conforme foi explicado por Marcos, os dois cursos existentes na Escola de Teatro – a Licenciatura e o Bacharelado – não se coincidem, possuindo vestibulares e processos de seleção diferentes, o que também proporciona a incompatibilidade de qualquer um de seus componentes. Visando a transição dos alunos da área de concentração para o curso de progressão linear, a Escola de Teatro pensa em um próximo currículo a partir da proposta da área de concentração.

Atualmente, a formação profissional proposta é de que o curso de teatro passe a ter 7/8 semestres, mas, seja licenciatura ou bacharelado, que eles tenham, no começo, uma base comum de três semestres e que sejam de fato idênticos em relação à natureza de seus componentes, que serão os mesmos da Área de Concentração em Teatro. Ou seja, o aluno que fizer a formação geral e quiser continuar o curso de progressão linear na Escola de Teatro, a formação coincidirá com o aluno de terceiro semestre na Escola.

Após o terceiro semestre, o discente optará pelo Bacharelado em Artes Cênicas ou pela Licenciatura em Teatro, concluindo num período de dois a dois anos e meio.