Projeto de professora ganha edital
A professora substituta do IHAC, Laura Bezerra, e a professora Izabel de Fátima Cruz Melo, coordenam o projeto de pesquisa e registro Filmografia baiana: memória viva, que acaba de receber o apoio do edital de Apoio à Pesquisa e Preservação da Memória Audiovisual Baiana, do governo do Estado.
A pesquisa, realizada em diálogo com a Cinemateca Brasileira (SP) e seguindo as normas internacionais definidas pela FIAF – Federação Internacional de Arquivos Filmográficos (Bruxelas), mapeia e registra a filmografia baiana no período entre 1959 a 2009 e disponibiliza os resultados e informações sobre as fases de seu desenvolvimento gratuitamente pela internet.
“Acreditamos que este é um passo necessário para valorizar a memória audiovisual baiana e para aumentar a visibilidade do cinema e vídeo feitos no nosso estado. O primeiro passo foi dado e é com muito orgulho que partilhamos com toda a sociedade as informações coletadas”, disse Laura Bezerra.
O projeto foi selecionado pelo edital n° 16/2009 – Apoio à Pesquisa e Preservação da Memória Audiovisual Baiana, seleção homologada em 27 de abril de 2010:
“Os resultados do presente projeto poderão, não somente ser usados como base para pesquisas posteriores, como também para alimentar a base de dados da Cinemateca Brasileira, melhorando, assim, a representação baiana na história do cinema do Brasil. Neste caso, o trabalho com a cultura local dá visibilidade ao que é considerado “periférico”, acrescentando-se assim informações validadas – pequenos mosaicos – à pesquisa do audiovisual nacional”, acrescenta Laura.
Além do mapeamento da Filmografia Baiana, o projeto prevê o treinamento da equipe para a documentação filmográfica de acordo com as normas e padrões internacionais. Para mais informações, acessar o site (clique aqui).