Cultura brasileira é tema de curso
O Brasil Revisitado: Pindorama. Esse é o nome do novo curso de extensão coordenado pela professora do IHAC, Edilene Matos, que será ministrado de 17 de maio a 14 de junho, sempre às segundas-feiras, das 17h às 18h30min. Serão disponibilizadas 15 vagas e as inscrições devem ser feitas na secretaria do IHAC até o dia 14 de maio. “A expressão Pindorama Revisitada foi inspirada no livro de Nicolau Sevcenko sobre cultura e sociedade em tempos de virada”, disse a coordenadora.
Segundo a professora, o curso tem como proposta uma retomada crítico-reflexiva da cultura brasileira, através da articulação de suas plurais manifestações culturais e artísticas, assentada nos novos paradigmas. “Para reformular o futuro, é necessário uma revisitação ao passado. Por tais motivos, pretendo começar com ‘a certidão de nascimento’ dessa terra: a Carta de Caminha. Ao final do curso, pretendo apresentar um diagrama de nossa identidade estético-cultural, levando em conta a convergência de linguagens: literatura, cinema, música, artes plásticas e dança”.
Um dos grandes objetivos que o curso traz é o estudo da cultura literária brasileira do ponto de vista de seus momentos de formação e de construção de uma identidade nacional, com vistas a reconhecer, por meio da análise de textos literários selecionados, diferentes programas estéticos de construção dessa identidade. “Meu desejo no curso é suscitar um deslocamento do olhar, ou seja, tentar mostrar ao aluno a necessidade de suspensão de estereótipos sobre o Brasil, estimulando, portanto, uma reflexão crítica”, finaliza a professora Edilene Matos.