Professora canta Caymmi em sarau
A professora Marilda Santanna continua participando das apresentações do Sarau Caymmi em três tempos. O projeto é realizado em memória ao cantor, compositor e violonista baiano Dorival Caymmi. As apresentações musicais contam também com as participações dos artistas Neto Costa e Simone Mota. A realização é da Casa de Cultura Troféu Caymmi. As apresentações ocorrem nas quintas-feiras do mês de abril, no Tom do Saber, no Rio Vermelho, a partir das 20h.
O sarau já recebeu artistas tais como Socorro Lira, Carla Visi, Noeme Bastos, Pedro Morais, Manuela Rodrigues, Claudia Cunha, dentre outros.
O sarau se configura em uma proposta concreta de sensibilização para a arte, disseminação de conhecimento artístico-cultural e formação de platéia, apontando para a construção de uma baianidade através da obra do artista que completou um ano de saudades em agosto de 2009.
Nas canções apresentadas pelos artistas, os temas que representam os três pilares que inspiraram o cantor são: a cidade, os amores e o mar. Os artistas que compõem o projeto já absorvem em seus repertórios canções contextualizadas nestas temáticas. Dentre elas: na cidade, canções como Você já foi a Bahia, Saudade da Bahia, Coqueiro de itapuã, Peguei um ita; nos amores, Dora, Doralice, Só Louco, Você não sabe amar, Marina; em Caymmi e o mar teremos canções como, Canoeiro,Milagre, Quem vem prá beira do mar, João Valentão, É doce morrer no mar, Morena do mar, dentre outras.
Marilda Santanna, com experiência na área de música e em pesquisa da obra de Caymmi, traça a trajetória da obra do autor costurada pelas canções apresentadas; além, da direção artística. Com mais de 30 anos de carreira, Marilda Santanna, com um álbum solo lançado e um livro fruto de sua tese de doutorado, que se debruça sobre as Divas da axé music, transita na música e na pesquisa acadêmica. É professora do IHAC-UFBA e busca enriquecer o seu olhar crítico e estético no seu fazer artístico. Além disso, é curadora do Projeto Caymmi e pesquisa a presença da figura da baiana na Música Brasileira.
Neto Costa tem larga experiência como professor de canto e direção vocal em diversos espetáculos, também na área de teatro, além de atuar como cantor e compositor em diversos teatros e espaços da cidade. Simone Mota, cantora e compositora, já atuou também como vocalista para artistas como Lazzo, Paulinho Boca, dentre outros.
Com o violão de Luiz Asa Branca e o baixo de Ivan Bastos, o sarau permanece em cartaz no Tom do Saber no mês de abril, sempre às quintas, às 20h.
SERVIÇO:
O quê: Sarau Caymmi em três tempos
Com quem: Marilda Santanna, Neto Costa e Simone Mota
Onde: Tom do Saber
Quando: 8,15,22,29 de abril
Horário 20h
Quanto: 10 reais