Professor publica artigo sobre microcrédito
O professor do IHAC, Marcos Guedes, em parceria com os economistas Gustavo Casseb e Bruno Mota, publicou, na revista Panorama das Contas Públicas (v.1, 2009, p. 131-148), da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), um artigo sobre a concentração econômica e a desarticulação do microcrédito na Bahia.
Segundo Guedes, o artigo versa sobre a análise da economia baiana e o mecanismo do microcrédito como ferramenta de financiamento do desenvolvimento. “O artigo parte da premissa de que o microcrédito pode ser um mecanismo importante na diminuição das disparidades regionais e sociais ao incentivar pequenos negócios, gerando uma dinâmica endógena. No entanto, o que se constata é que o quadro de expressiva concentração econômica estadual, tanto do ponto de vista espacial quanto setorial, desarticula o microcrédito, obstaculizando sua ação”, disse.
De acordo com o professor, o tema foi idéia do amigo economista, Gustavo Casseb, que queria investigar o microcrédito enquanto estratégia de impulso dinâmico às diversas regiões do Estado. O artigo foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre do ano passado.
Marcos Guedes é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e professor adjunto do IHAC.
Gustavo Casseb é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Análise Regional pela Universidade Salvador (Unifacs), professor do curso de Economia da Unifacs e diretor de Indicadores e Estatísticas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Bruno Mota é graduado em Economia pela Universidade Salvador (Unifacs), especialista em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental e professor da disciplina Conjuntura Econômica da Unifacs.
Para ler o artigo completo basta clicar aqui.