Ecoarte lança projeto de Web Art com mapa interativo

www.marine.ecoarte.info

Na próxima terça-feira, 23 de janeiro, o Ecoarte fará o lançamento do projeto “Mapped Marine Time“. O evento acontece das 17 às 19h no PAF-III, campus de Ondina da UFBA.

O projeto:

Viajar no mar pode distorcer nossa percepção de tempo. Passar de um lugar para outro, uma viagem ou simplesmente aproveitar a água pode ser uma maneira de repensar as experiências, a própria vida e a maneira de lidar com o tempo e as mudanças. “Marine Time Mapeado” é um projeto sobre isso, sobre as mudanças pessoais e ambientais, a percepção e o conhecimento do tempo, a localização e afinidade paisagística.

Joan Fontcuberta disse que hoje em dia passamos mais tempo fazendo fotos do que olhando para elas. Com isso em mente, passei algum tempo olhando arquivos antigos e decidi produzir uma obra de arte com base no material que coletei em 2011 na M.A.R.I.N. (Media Art Research Interdisciplinary Network), uma residência artística no mar do Norte e Báltico.

A idéia deste projeto era criar um mapeamento de como as pessoas percebem o mar e as mudanças temporais em três lugares diferentes (i/o/lab em Flørli / Stavanger, Noruega, Kultivator, em Öland, Suécia e Nida Art Colony em Nida, Lituânia). Ao colecionar histórias de pessoas que vivem do mar, como pescadores, trabalhadores da plataforma, marinheiros, guias de turismo, ONGs, pesquisadores, etc., criei uma cartografia que apresenta as mudanças do tempo no mar, como é sentida e criada de forma pessoal e espacial. É sobre a perspectiva e ponto de vista deles e, também, sobre minha identidade lá. Como uma mulher sul-americana percebeu o mar do hemisfério norte.

Durante a residência artística, criei um caderno on-line (http://ecoarte.info/marinetime/) da experiência nestes 3 locais. Agora, depois de alguns anos, decidi construir um mapa fragmentado do local e das experiências vividas ali. Convidei Ingrid Rodrigues a criar o “Marine Time Mapeado” junto comigo. É um mosaico de mapas de 30 peças que investiga padrões espaciais, mudanças no tempo e interações com as problemáticas ambientais. É a intenção combinar diferentes fontes de informação – pensamentos pessoais, entrevistas, áudio, vídeos, fotos, slideshows – para desenvolver um sistema de informação geográfica pessoal que permita a diferentes usuários explorar os detalhes e complexidades deste território e seus problemas humanos e ambientais .

Marine Time Mapeado é um mapa interativo com interface intuitiva. É uma fusão de pontos de vista das pessoas locais e minha cartografia subjetiva onde pescadores, gerentes, cientistas, artistas e turistas podem apresentar seu senso do lugar, do tempo e do panorama. Aqui proponho um mapa que é um híbrido: científico e subjetivo, local e global. Pode ser um instrumento para a gestão da comunidade e, ao mesmo tempo, um instrumento para sonhar.

Criamos um mapa de experiências – da forma como as pessoas percebem o seu território e ambiente, a reflexão sobre o passado, o presente e o futuro. O mapa criado de forma interdisciplinar usando os esforços da arte, da ciência, da programação e da comunicação. A maneira como as pessoas navegam através do mapa cria viagens diferentes nesses territórios, as histórias e os dados estão sendo reescritos e reinterpretados pela navegação online.

Karla Brunet

Fonte: http://ecoarte.info/ecoarte/2018/01/lancamento-mapped-marine-time/