Congresso de estudantes exige ampliação da assistência

A estrutura Universitária é reservada ainda a alunos da classe média-alta. Hoje temos a abertura de cursos noturnos com a entrada dos mais diversos tipos de alunos, de classes sociais várias, por isso, a ampliação e melhoria da Assistência Estudantil, juntamente com as Ações Afirmativas, são muito importantes. Essas foram algumas das frases do estudante do curso de Geografia da UFBA, Rinaldo Rossi, que participou, na última sexta-feira, dia 6, do Grupo de Trabalho (GT) de Assistência Estudantil, no âmbito do 6º Congresso de Estudantes da UFBA.

Rossi, que também é do Movimento Estudantil, ponderou que a taxa de evasão de alunos da UFBA é um recorte da dificuldade da permanência destes na universidade.

Durante esse GT foi aberto o espaço para debate onde várias propostas foram apresentadas: firmar um calendário onde estarão organizados todas as reuniões e eventos reivindicatórios; elaborar propostas para solicitar verba para a Assistência Estudantil; lutar não somente pela abertura do Restaurante Universitário (RU), mas também pela abertura de pontos do RU fora da Ondina para que, assim, outros estudantes usufruam dos seus benefícios sem ter que se deslocar para longe; priorizar a reforma das residências universitárias e não somente a abertura de novas vagas; construir um estatuto para a Assistência Estudantil, com a participação também dos alunos e não seja apenas elaborado a partir das decisões tomadas pelos integrantes da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE); ampliação do Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SmuRB), dentre outras.