Professores e alunos avaliam a Sacci
A I Semana de Artes, Cultura e Ciências do IHAC (Sacci), entre os dias 13 e 17 de outubro, contou com a realização de mesas redondas, palestras, oficinas, atividades artísticas, exibição de vídeos produzidos por alunos e convidados, além de uma mostra de fotografias e de desenhos, entre outras atividades. Promovido pelos centros acadêmicos, a Sacci agradou a muitos alunos e professores do Instituto, mas também recebeu críticas, como os problemas operacionais e a participação da comunidade do IHAC.
Rico Soares, do Coletivo das Artes (CA de Artes) e um dos coordenadores do evento, comentou que a Sacci precisa ser avaliada e discutida também pelos docentes para que uma próxima edição possa ser mais abrangente, ter mais atividades interessantes e assim se configurar como um evento de peso na UFBA. “Tivemos alguns problemas operacionais, mas conseguimos cumprir de maneira coerente com a proposta do evento. Esperamos que na próxima edição consigamos corrigir as falhas desse primeira semana, mas, no geral, a avaliação que fazemos é positiva, conseguimos, dentro de nossas possibilidades, realizar mais um evento no Instituto”, disse.
Edvaldo Carvalho, aluno do BI de Humanidades, considerou a Sacci importante para um maior entrosamento dos alunos. Para Carvalho, os assuntos apresentados foram de interesse comum para os cursos e bastante proveitosos, colaborando para o seu aprendizado a partir de várias perspectivas. Gleicyane Hora, também de Humanidades, aprovou o projeto. “Foi uma atividade muito prazerosa, uma forma diferente e agradável de adquirir novos conhecimentos”. Leonardo Brito gostou da maneira como os assuntos foram abordados. “Uma maneira de aprender com criatividade”, disse.
O aluno Eliseu Elias comentou que as atividades e palestras estavam bastante interessantes e que esta foi a sua primeira experiência universitária num evento com essa proposta. “Foi uma semana especial que passou muito rápido. Gostaria de propor a realização semestral deste evento e que ele possa ser estendido também ao fim de semana”, comentou Elias. O aluno Denis Zubieta lamentou a não participação de alguns professores, que, segundo ele, não enxergaram a importância deste evento para os alunos. “Como idéia para o próximo, precisaremos trabalhar com os Colegiados que não fazem parte dos BI´s. No restante, foi muito bom começarmos deste jeito”, disse.
Milena Sá, do BI em Saúde, parabenizou a realização principalmente quanto a escolha das atividades apresentadas, ressaltou a importância de eventos como esse para uma melhor formação dos estudantes. “Duas atividades chamaram minha atenção, a primeira foi a oficina de dança com a professora Maristela Lins, que ministrou uma aula de salsa onde os participantes praticaram um pouco o ritmo e, ao final, ocorreu um breve comentário a respeito dos benefícios da dança e demais atividades físicas para uma melhoria na qualidade de vida. A outra atividade foi o debate sobre movimentos sociais, tendo com integrantes o professor Milton Júlio e Eduardo (coordenador geral do DCE)”. Milena não gostou da postura de alguns professores que não participaram do evento e que, conforme reclama, “dificultaram a nossa participação em alguns debates e apresentações”.
O vice-diretor pró-tempore do IHAC, Sérgio Farias, que também participou do projeto, comentou que “a Sacci possibilitou a abordagem de temas extra-curriculares enriquecedores à formação dos estudantes do Instituto e foi fundamental para divulgar a produção artística ao tempo em que possibilitou reflexões sobre temas importantes na contemporaneidade”. Farias espera que uma próxima edição do evento possa ser mais ampla, com a comunidade mais atuante, pois, “uma semana especial e de grande importância precisa da presença de um maior número de pessoas. A Sacci é uma atividade complementar de sucesso” concluiu.