Escritora e professora do IHAC/UFBA, Edilene Matos toma posse na Academia de Letras da Bahia nesta quinta-feira, 30
Nesta quinta-feira, 30, Edilene Dias Matos, escritora e professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tomará posse na Cadeira de número 13 da Academia de Letras da Bahia (ALB), a qual foi ocupada anteriormente pela acadêmica Myriam Fraga, falecida em fevereiro de 2016. Na sessão, a nova acadêmica será saudada pelo confrade Fernando da Rocha Peres. A solenidade acontecerá às 20 horas no Palacete Góes Calmon, no bairro de Nazaré.
Edilene foi escolhida no dia 25 de julho de 2016 para assumir a Cadeira de número 13 e, na oportunidade, disse: “A cadeira de Myriam Fraga é uma cadeira especial e de muita responsabilidade e me toca profundamente pela larga convivência com a grande mulher, admiração pela poeta de primeira grandeza”.
A Cadeira 13 tem como patrono o poeta Francisco Moniz Barreto, grande orador e improvisador, autor do livro de poesias “Clássicos e Românticos”. Moniz Barreto foi considerado por Sílvio Romero como “a mais assombrosa personificação do talento improvisatório do Brasil”.
Edilene foi eleita imortal da ALB por conta de sua trajetória como profissional ligada às letras e, de modo geral, à cultura, incluindo um olhar especial para a temática das poéticas da voz e das culturas populares. “Insisto que os escritores, poetas, ensaístas, vocês todos, fazem parte daquele grupo de artistas cujo trabalho é incansável com as palavras, gestos, imagens. Esta casa é o abrigo certo para estes artistas”, disse ela, após a sessão de eleição.
Edilene Dias Matos é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez Pós-Doutorado em Literatura e Cultura Brasileiras na USP (São Paulo) e em Poéticas da Voz pela Université Paris-Ouest Nanterre La Défense. Foi Professora Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e foi, também e por um longo período, Diretora do Departamento de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Atualmente, é professora da Universidade Federal da Bahia, tendo atuado como Coordenadora do Pós-Cultura. Foi um dos membros criadores da ABRAVOZ (Associação Brasileira de Pesquisadores da Voz) e sua primeira Presidente.
Edilene Matos tem vários livros publicados, dezenas de capítulos espalhados em livros, artigos em revistas literárias e culturais, no Brasil e no exterior. Coordena grupo de pesquisa no Pós-Cultura/IHAC e participa de outros grupos de pesquisa no Brasil, em Portugal, na França e no Canadá.
Para Edilene, a literatura, importante base de seus estudos, “dialoga com outros saberes, numa franca desconstrução de linearidades disciplinares, em consonância, sobretudo, com um mundo em que se destaca o papel da sociedade tecnológica/digital na aceleração dos processos transcodificadores e tradutores, com o objetivo de identificar a influência e até a inserção desses processos nas formas estéticas e artísticas contemporâneas”.