IHAC discute as áreas de concentração dos BIs
Os professores do IHAC realizaram, no último dia 3, um primeiro encontro dedicado integralmente para a discussão das áreas de concentração dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) do IHAC. “Discutimos amplamente o que devem ser as áreas de concentração, suas dificuldades e possibilidades, além dos passos necessárias para formulação de propostas de áreas de concentração. Foram debatidas as possíveis áreas de concentração de outras unidades, bem como as nossas”, explicou o diretor pró-tempore, Albino Rubim.
A reunião, planejada para ser uma discussão inicial sobre o tema, avançou até uma primeira rodada de idéias para áreas de concentração do IHAC, por solicitação dos próprios participantes. Entre as alternativas apresentadas, de modo preliminar, estão: Arte, Ciência e Tecnologia (ou Arte e Tecnologia), Culturas Visuais (ou Estudos da Imagem), Empreendedorismo, Estudos Urbanos, Poéticas das Culturas Orais, Políticas e Gestão Culturais, Relações Internacionais.
As propostas devem ser apresentadas pelos grupos, em conformidade com o roteiro proposto e enviado pela direção aos professores, para serem discutidas nos Colegiados dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e na Congregação Ampliada. Depois disso, as propostas serão encaminhadas às instâncias responsáveis da UFBA. Os alunos do IHAC, a partir do terceiro semestre do curso, poderão optar por cursar alguma das áreas de concentração ou se permanecerão na chamada “grande área”.
No dia 15 de setembro, terça-feira, às 14h, na reunião da Congregação Ampliada, os professores deverão tratar novamente do tema e analisar as diversas propostas apresentadas.