Funcionários e docentes da UFBA participarão de pesquisa sobre saúde do adulto

Na UFBA, única instituição do Nordeste a participar do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – ELSA, 2 mil funcionários e docentes, com idade entre 35 e 74 anos, ativos ou aposentados, serão recrutados pela equipe do estudo para colaborar com a pesquisa.

As inscrições já estão abertas e vão até que se chegue ao número de dois mil servidores recrutados na UFBA. Os servidores que estiverem dentro do critério de participação da pesquisa (docentes e funcionários do quadro permanente da UFBA, com idade entre 35 e 74 anos e que residam na região metropolitana de Salvador) podem se inscrever pelo telefone (71) 3283-7480, pelo site www.elsa.org.br ou ainda preenchendo a ficha de inscrição anexa a um folder, que é distribuído pela Universidade. Para fazer a inscrição não é necessário enviar nenhum tipo de documentação, apenas preencher os dados solicitados.

Os voluntários realizarão exames gratuitos na sede da pesquisa – entre eles ecocardiograma, eletrocardiograma, hemograma e retinografia – e responderão a entrevistas sobre temas como hábitos de vida e histórico de saúde. Além de realizar um panorama da própria saúde, participantes do ELSA contribuirão para a obtenção de dados nacionais que servirão de base para formular políticas públicas voltadas para a realidade brasileira.

ELSA Brasil irá investigar os fatores de risco e o desenvolvimento de doenças crônicas, principalmente as doenças cardiovasculares e o diabetes, na população brasileira.  O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – ELSA Brasil reúne seis instituições de ensino superior e pesquisa brasileiras. No total, são seis Centros de Investigação (CIs) espalhados pelo país (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), onde são realizados exames e entrevistas com os participantes.

O Centro de Investigação ELSA na Bahia (CI – BA) está sediado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a coordenação do Instituto de Saúde Coletiva (ISC). Endereço: Av. Araújo Pinho, 513, Canela. CEP: 40110-150. Salvador – BA.

O ELSA Brasil é um estudo do Ministério da Saúde e do Ministério de Ciência e Tecnologia. Para participar da pesquisa ou obter mais informações, acesse o site do ELSA – www.elsa.org.br – ou entre em contato pelo telefone (71) 3283-7480.
 
Confira logo no link ao lado a matéria do jornal Bom Dia Brasil sobre a pesquisa –  http://www.elsa.org.br/elsanamidia_video2.html