QUADRIÊNIO 2021-2024
Compreende pesquisas sobre modelos e experiências de formação acadêmica, envolvendo aspectos étnico-raciais e de gênero, diversas modalidades de cursos, atividades de ensino, pesquisa e extensão. Inclui pesquisas sobre currículos, práticas pedagógicas, aprendizagem, tecnologias educacionais e avaliação acadêmica. Engloba trabalhos sobre as motivações da formação, as ações e trajetórias acadêmicas, incluindo a mobilidade acadêmica nacional e internacional de discentes e docentes. Acolhe estudos sobre os modos de vida em suas dimensões biopsicossociais e ambientais, representações e práticas de saúde, doença e cuidado, situação de saúde e programas de promoção à saúde de estudantes, docentes e outros servidores universitários.
ATÉ 2020
Compreende estudos sobre políticas públicas para a educação superior, seu processo de elaboração, planejamento estratégico, gestão e avaliação. Aborda a história, avaliação e impactos dos resultados da ampliação do acesso e garantia de permanência a segmentos excluídos (mulheres, trabalhadores, indígenas, afrodescendentes, travestis e transexuais), aspectos da convivência e valorização das novas culturas trazidas para a Universidade por esses segmentos e características de sua socialização e aprendizado. Avalia a natureza das ações extensionistas empreendidas, o compromisso da Universidade com a melhoria da qualificação profissional e condições de trabalho e vida dos docentes e alunos da educação superior e básica e amplia pontos de articulação entre esses sistemas de ensino. Aborda os impactos da regionalização da educação superior no desenvolvimento econômico, avalia a produção científica e tecnológica nos cursos de graduação e pós-graduação, investiga como esta produção é selecionada, organizada e compartilhada e sua inter-relação com o desenvolvimento tecnológico e a difusão do conhecimento. Ocupa-se das transformações da educação e pesquisa universitárias na era digital, do desenvolvimento de políticas de gestão, preservação e acesso à informação científica e tecnológica e da inovação em instituições de conhecimento articuladas aos diferentes setores da economia.
Aborda estudos voltados para a descrição dos modos de vida adotados pela comunidade universitária e suas dimensões ambientais e psicossociais, articulados à compreensão da qualidade de vida que deles resultam. Explora aspectos da cultura e subjetividade, no interior da vida universitária, de diferentes grupos de jovens e adultos: docentes, gestores, estudantes e pessoal técnico-administrativo. Os estudos sobre qualidade de vida incluem aspectos ecológicos relacionados à qualidade do meio ambiente dos campi, de sustentabilidade da ocupação humana dos espaços, lugares e ambientes universitários. Abrangem trabalhos reunidos sobre os conceitos e as práticas de saúde, doença e cuidado que operam no mundo universitário, incorporando planejamento, execução e avaliação de estudos sobre a situação da saúde, nutrição, moradia e políticas de promoção da saúde específicas para o ambiente universitário, com foco em grupos específicos considerando questões de gênero, orientação sexual, renda e ethos.
Engloba estudos que priorizam aspectos relativos à governança universitária, envolvendo pessoal, financiamento e custos, planejamento, administração, avaliação, tecnologias de apoio e planificação de campi sustentáveis. Inclui estudos que sistematizam práticas bem sucedidas de inovação na formação universitária, aspectos relativos à legislação específica para a educação superior, pesquisa comparada nessa área e geração de conhecimento especialmente no ensino de graduação. Alguns outros focos dessa linha são: vida universitária; relação entre Estado e Universidade; mecanismos de apoio para a educação superior; transparência e relacionamento com a sociedade civil; acreditação e sistemas de avaliação de qualidade; economia da educação superior; reforma, reestruturação, diversificação e permeabilidade do sistema de educação superior brasileiro; desenvolvimento inovadores de currículos de cursos; estratégias para a formação e melhoria do desempenho docente na educação superior; inovação no âmbito das epistemo-metodologias, práticas pedagógicas e avaliação acadêmica; tendências e transformações na educação universitária no mundo; formulação de conceitos e estratégias para o desenvolvimento da educação universitária; validação e reconhecimento de conhecimentos acadêmicos e extra-acadêmicos; mobilidade acadêmica e internacionalização na formação universitária; ações de ensino, extensão e pesquisa universitária.
Concentra estudos que contemplem a apresentação, sistematização e crítica das grandes linhas de elaboração teórico-conceituais sobre educação superior e sua ancoragem filosófica e histórica, no Brasil e no mundo. Inclui a aproximação de epistemologias condizentes com a relevância social da formação universitária e o debate relativo à sua autonomia e percurso de desenvolvimento da educação superior. Abrange a emergência da atividade de pesquisa relacionada ao ensino e modelos de universidades contemporâneas. Contempla o exame da relação entre Universidade e cultura no mundo, no Brasil e na Bahia em seus aspectos humanísticos, científicos e artísticos, destacando políticas e movimentos culturais na/da Universidade e desafios enfrentados pela instituição nesse campo. Inclui estudos sobre teoria do conhecimento e das ciências da cultura e da sociedade e os processos de construção do conhecimento e de criação na Universidade; internacionalização e globalização da educação superior; transformações da educação universitária na sociedade do conhecimento; saberes universitários e saberes não-hegemônicos; interfaces Universidade e diversidade cultural; Universidade e formação cultural; políticas culturais para as Universidades; Universidade e movimentos culturais de diferentes segmentos sociais.