Professora do IHAC coordena projeto aprovado no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES/MEC)

Professora do IHAC coordena projeto aprovado no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES/MEC)

As universidades baianas tiveram o maior número de projetos aprovados na nova edição do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES/MEC): sete projetos, de um total de 36. Foram seis projetos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um da Universidade Federal do Recôncavo  da Bahia (UFRB). O resultado foi divulgado no dia 4 março de 2024. 

O Abdias é um programa de mobilidade internacional que apoia prioritariamente pesquisadores e estudantes de pós-graduação pretos, pardos, indígenas, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. O apoio inclui mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação, auxílio seguro-saúde e adicional localidade.

Sônia Maria da Rocha Sampaio, professora do IHAC/UFBA e uma das líderes do grupo de pesquisa Observatório da Vida Estudantil (OVE), coordena um dos projetos aprovados. Ela explica que, com essa conquista, nos próximos quatro anos, será possível apoiar missões de trabalho ou estudo no exterior de dezenas de mestrandos e doutorandos de sete pós-graduações. Em 2014, quando houve a primeira edição do Programa Abdias, Sônia também coordenou um dos projetos selecionados. 

Fonte: Apoio à mobilidade internacional de estudantes de pós-graduação – Observatório da vida estudantil (wordpress.com)