PPGEISU conquista nota 4 na avaliação preliminar da Capes e se prepara para propor o Doutorado
Os/as estudantes, professores, equipes técnicas e pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos (IHAC/UFBA), têm muito o que comemorar: o curso de mestrado elevou a nota de 3 para 4 na avaliação preliminar da Capes, divulgada nesta semana, e o programa está cada vez mais perto de lançar o seu curso de Doutorado acadêmico.
Após uma década de sua criação e contribuição com a Universidade e a Sociedade, o PPGEISU conquistou a almejada nota 4 na última avaliação da quadrienal (2017-2020) realizada pela Capes. A avaliação destacou as reformulações realizadas nos últimos quatro anos e o crescimento na publicação de textos em periódicos, além de uma série de eventos pedagógicos realizados que aproximaram o Programa da sociedade. Outro aspecto de destaque é a internacionalização do PPGEISU, que nos últimos anos fortaleceu laços acadêmicos com diversos países de todo o mundo.
A coordenadora do PPGEISU, profa. Dra. Thereza Coelho, declarou que o resultado positivo reflete os esforços contínuos de toda a equipe de docentes, discentes, coordenação e técnicos do Programa ao longo dos últimos anos, em prol da melhoria de seus processos, resultados e da nota e consequente abertura do Doutorado.
“Temos um parecer que reflete a nossa dedicação e qualidade de trabalho, considerando que obtivemos o reconhecimento dos avaliadores e obtivemos o conceito de Muito Bom em parte significativa dos subitens avaliados. O PPGEISU é o único programa no Brasil que tem a Universidade, em sua integralidade, enquanto objeto de estudos e continuará trabalhando para alcançar o seu doutorado”, destacou.
De acordo com a coordenadora, o programa e toda a estrutura pedagógica para a implementação do curso de doutorado acadêmico do PPGEISU já vem sendo construída nos últimos anos, no sentido de ampliar a abrangência e qualificação dos pesquisadores e profissionais que têm como objeto de pesquisa a universidade. “Portanto, esse resultado nos motiva ainda mais a finalizar tudo o que é necessário para oferecermos o mais breve possível o almejado doutorado para a sociedade”, anuncia.
Parecer de avaliação
O parecer de avaliação da Capes destacou a qualidade do relatório enviado com detalhamento dos pontos fortes do Programa e a reestruturação produzida a partir de 2022, embasada no processo de autoavaliação. As descrições referentes a cada uma das linhas de pesquisa demonstraram características de interdisciplinaridade, bem como afinidade e coerência ao perfil do egresso e vinculação com as demandas de mercado e sociais, chamando atenção para a qualidade dos documentos e dados apresentados. Conforme a avaliação, os títulos e resumos das dissertações demonstram vinculação às linhas de pesquisa, aos projetos de pesquisa, estão alinhados aos objetivos do PPG e ao perfil do egresso. Da mesma forma, demonstram caráter interdisciplinar.
” (…) É possível evidenciar a inserção e mobilidade dos egressos em áreas compatíveis com a missão e objetivos do Programa, tanto no que se refere à qualificação de processos do ensino superior, quanto na interface com a Educação Básica. É perceptível também a continuidade da qualificação dos egressos, no que se refere aos estudos sobre a universidade, em cursos de doutorados. (…) os benefícios e impactos econômicos, sociais e culturais do PPG são disseminados para além da IES e do PPG em questão. (…) Reconhece-se que o PPG invita esforços no processo de internacionalização (…)”, reconhece o parecer da Capes, em sua apreciação final sobre a elevação da nota do PPGEISU.