Ultra-neoliberalismo e Educação Superior é tema de mesa de abertura do I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior do EISU

Ultra-neoliberalismo e Educação Superior é tema de mesa de abertura do I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior do EISU

Evento recebe inscrições até o próximo dia 01 de junho; os/as participantes inscritos receberão certificação de 10 horas. Confira a programação!

“Ultra-neoliberalismo e Educação Superior” será o tema da mesa de abertura do I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior, com palestras dos professores Naomar de Almeida Filho (UFBA, USP – Brasil) e Gilles Bibeau (Université de Montréal – Canadá), nesta quarta-feira (01), às 19h (horário do Brasil). As inscrições seguem abertas até 01 de junho, por meio do sistema GERE, no endereço eletrônico: http://www.sies.ppgeisu.ufba.br/.

O I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior, conta com uma programação repleta de participações de docentes permanentes do PPGEISU e de pesquisadores internacionais da Université de Montréal e Memorial University of Newfoundland (Canadá), Universidade de Coimbra (Portugal), Universidad Nacional de San Martín (Argentina) e Ministério da Educação de Moçambique. Os temas a serem abordados são: neoliberalismo e educação, tecnologias educacionais, intercâmbios estudantis internacionais, afiliação à universidade, decolonialidade na universidade e formação superior em saúde. A mesa de abertura contará com a tradução simultânea de Jorge Iriart (UFBA).

O evento acontecerá em formato virtual, através das plataformas www.ihacdigital.ufba.br e www.youtube.com/ihacufba, que transmitirão o Seminário ao vivo. As inscrições serão iniciadas seguem abertas até 01 de junho, por meio do sistema GERE, no endereço eletrônico: http://www.sies.ppgeisu.ufba.br/. Os/as participantes do I Seminário Internacional Sobre a Educação Superior receberão certificação de 10 horas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

01.06.22 – 19h (horário do Brasil)

Conferência de abertura: Ultra-neoliberalismo e educação superior

Naomar de Almeida Filho (UFBA, USP – Brasil)
Gilles Bibeau (Université de Montréal – Canadá)
Tradução: Jorge Iriart (UFBA)

02.06.22

Mesa 1 – 9h (horário Brasil) – Tecnologias educacionais nas universidades

Maria Thereza Coelho (UFBA – Brasil): o ensino remoto no Brasil, na pandemia COVID-19
Sara Dias-Trindade (Universidade de Coimbra – Portugal): Pedagogia e inovação no ensino superior português em tempos de pandemia
Eniel do Espírito Santo (UFRB – Brasil): Competências Digitais dos Professores no Ensino Superior: da autoavaliação à formação continuada

Mesa 2 – 10h30 (horário Brasil) – Intercâmbios estudantis internacionais e afiliação

Sônia Sampaio (UFBA – Brasil) – moderadora
Stella Maris Mas Rocha (Universidad Nacional de San Martín – Argentina) – A pedagogia dos inícios
Sônia André (Ministério da Educação – Moçambique) – O Programa de Estudantes – Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG): estudantes africanos no Brasil

Mesa 3 – 14h (horário Brasil) – Decolonialidade e Universidade

Georgina Gonçalves (UFRB – Brasil) – moderadora
Maria Paula Meneses (Universidade de Coimbra – Portugal) – Como aprofundar a descolonização das universidades modernas?
Fernanda Mota (UFBA – Brasil) – Estágio Supervisionado de Língua Inglesa em perspectiva decolonial

Mesa 4 – 15h30 (horário Brasil) – Formação superior em saúde

Martha Traverso (Memorial University of Newfoundland – Canadá) – Reflexões sobre a formação e o trabalho em saúde: uma perspectiva psicossocial relacional e dialógica
Carmen Teixeira (UFBA – Brasil) – O significado estratégico do BI no processo de mudança do ensino superior em Saúde
Renata Véras (UFBA – Brasil) – A humanização na formação de estudantes de medicina

Fonte: Diálogos Sobre Educação e Justiça Social (https://www.educacaoejustica.com/post/ultra-neoliberalismo-e-educa%C3%A7%C3%A3o-superior-%C3%A9-tema-de-mesa-de-abertura-do-i-semin%C3%A1rio-internacional-sob)