PPGEISU/UFBA e PPGED/UFPA realizam o seminário “Celebrando Áfricas II”

PPGEISU/UFBA e PPGED/UFPA realizam o seminário “Celebrando Áfricas II”

Com transmissão ao vivo pelo Youtube, o Seminário realizado por grupos de pesquisa da UFBA e da UFPA homenageiam o Dia da África; confira

Nos dias 30 e 31 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU), da UFBA, e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da UFPA, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adolescência, Juventude, Fatores de Vulnerabilidades e Proteção – GEPJUV e do Observatório da Vida Estudantil – OVE, promovem o Seminário “Celebrando Áfricas II”. O evento ocorrerá de forma on-line, a partir das 14h30, em cada dia, com transmissão ao vivo pelo YouTube do GEPJUV. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário

A iniciativa tem o objetivo de celebrar os 59 anos do “Dia da África”, comemorado no dia 25 de maio. A data homenageia a luta dos países africanos pelas independências da colonização europeia e contra o regime do Apartheid, bem como suas afirmações como Estados livres.  Participarão desta atividade os professores Devaka Premawardhana, da Emory University dos Estados Unidos; Artemisa Odila Cande Monteiro, pró-reitora de Relações Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); Ana Cristina Conceição Santos, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); e o artista e escritor Tsumbe Maria, que vai dialogar sobre as novas formas de luta e resistência dos corpos africanos e afro-americanos no século XXI.

Segundo a professora Sónia André, que faz parte da equipe organizadora do “Celebrando Áfricas II”, as parcerias entre os programas, os grupos de pesquisa, as/os professoras/es, os/as artistas e a comunidade acadêmica no geral são responsáveis por promover um intercâmbio de conhecimentos e o compartilhamento de novos saberes e olhares sobre o continente africano, “Berço da Humanidade”.  

“Este é um evento promovido por universidades públicas, onde a realização de eventos voltados para a população não branca são de extrema importância. Por isso é fundamental que possamos conhecer e celebrar a África, assim como toda a sua essência, que, muitas vezes, é desconhecida. Para que então possamos partilhar novas perspectivas e experiências a respeito de temáticas que envolvem tanto o continente quanto a sua influência em outros países”, afirma a professora Sónia André.

Programação – O “Celebrando Áfricas II” será desenvolvido por meio de mesas-redondas que serão todas on-line. A primeira abordará a “Orientação Sexual da Juventude Negra” e vai ocorrer no dia 30 de maio, com a participação da professora Ana Cristina Conceição Santos, da Universidade Federal de Alagoas, sob a moderação da professora Vitailma Conceção dos Santos, do OVE. Já a segunda mesa-redonda discutirá as “Travessias Africanas”, com a contribuição da professora Artemisa Adilo e do artista e escritor Tsumbe Maria, sob a moderação do professor Vagner Bijágó, da Federal de Alagoas.

Haverá, ainda, a palestra do professor Devaka Premawardhana, que será feita presencialmente, no auditório do Instituto de Ciências da Educação da UFPA (ICED), mas terá também transmissão ao vivo pelo YouTubeA data e o horário desta atividade serão informados pelos e-mails dos inscritos.

Serviço:
Seminário “Celebrando Áfricas II”
Data: 30 e 31 de maio de 2022
Horário: A partir das 14h30 de cada dia.
Inscrições: Acesse aqui
Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Fonte: Diálogos Sobre Educação e Justiça Social (https://www.educacaoejustica.com/post/ppgeisu-ufba-e-ppged-ufpa-realizam-o-semin%C3%A1rio-celebrando-%C3%A1fricas-ii)