PPGEISU realiza reunião de acolhimento para novos/as estudantes

PPGEISU realiza reunião de acolhimento para novos/as estudantes

Os/as quatorze novos discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU/IHAC/UFBA) foram recebidos/as em reunião de acolhimento realizada pela Coordenação do Programa, em 23 de agosto. Na ocasião, a docente Maria Thereza Coelho (coordenadora do PPGEISU), o representante estudantil Roy Rogeres Fernandes e a servidora Andrea Coelho os felicitaram pela aprovação e escolha, a coordenadora apresentou o Programa e todos sanaram dúvidas da turma ingressante em 2021.2. A seleção bateu recorde de participantes através da reserva de vagas em ações afirmativas, com oito optantes.

Na oportunidade, a coordenação do PPGEISU explanou os objetivos do programa, detalhou as áreas de concentração, as linhas de pesquisa, a estrutura curricular, o perfil do egresso, o corpo docente, as funções da representação estudantil e secretaria do Programa, além da produção acadêmica, avaliação da CAPES e desafios atuais. “Momentos como esses são importantes não apenas no sentido de acolher os/as estudantes, suas dúvidas e inquietações comuns, mas também porque eles têm a oportunidade de conhecer melhor o Programa, sua história, a relevância para a comunidade UFBA e para a sociedade de forma geral”, destacou a Profa. Dra. Maria Thereza Coelho.

A turma ingressante em 2021.2 é a primeira cuja seleção de bolsistas teve como critério inicial a ocupação de vagas em ações afirmativas, tendo sido este o primeiro processo seletivo do Programa e da UFBA a ofertar sobrevagas para povos ciganos e outros segmentos. De acordo com Maria Thereza, “essas ações demonstram para a sociedade o compromisso do PPGEISU com o acesso e a permanência de seus estudantes. Estamos trabalhando para ampliar oportunidades e garantir experiências transformadoras”, finaliza.