Egressa do PPGEISU é aprovada no 1º lugar em concurso para professora da UFAM

Egressa do PPGEISU é aprovada no 1º lugar em concurso para professora da UFAM

Egressa do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PGEISU/IHAC/UFBA), Greyssy Kelly Araújo de Souza, foi aprovada em primeiro lugar no concurso público para professora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), iniciou a trajetória acadêmica através das ações afirmativas no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde exerce a função de docente substituta.

No PPGEISU, Greyssy adotou como tema de pesquisa “A permanência de estudantes de camadas populares na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia”, estudo defendido em 2016, sob a orientação professora – doutora Sônia Sampaio, e coorientação da professora-doutora Dyane Brito. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e integrou o Observatório da Vida Estudantil (OVE), grupo de pesquisa ao qual credita a nota dez obtida na etapa de avaliação da produção acadêmica do certame. “As publicações que passei a fazer bem como as participações nos eventos acadêmicos oportunizado através do trabalho realizado em coletivo no OVE contribuíram muito para o êxito no concurso”, afirma.

No doutoramento, Greyssy investigou os “Caminhos para a Universidade: Expectativas de estudantes concluintes do Ensino Médio em escolas públicas na Bahia e Rio de Janeiro”, contando com a orientação da professora-doutora Rosana Heringer. Ela destaca a importância de participar ativamente de grupos de pesquisa durante o percurso de formação. “Minha trajetória de pesquisa é marcada pela participação no OVE, onde além das partilhas afetivas e aprendizados compartilhados com o grupo, as professoras Sônia Sampaio líder do OVE e Georgina Gonçalves – vice-líder do OVE, fizeram a diferença, não apenas em termos práticos e objetivos, mas na minha formação enquanto professora-pesquisadora, pois via nelas os exemplos do que eu queria ser no futuro. O perfil docente e de pesquisadora que eu quero ser e estou me tornando”.

Atualmente, Greyssy Kelly Araújo de Souza é Pesquisadora do Programa de Políticas de Educação Superior da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO – Brasil); compõe o Grupo Estratégico de Análise da Educação Supérior (GEA/FLACSO); atua no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – LEPES (UFRJ), e Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais – GESED (URFJ).