Programa de Pós-Graduação EISU da UFBA abre seleção com oferta de 15 vagas e sobrevagas para Povos Ciganos, Indígenas, Quilombolas, Pessoas Trans e com deficiência

Programa de Pós-Graduação EISU da UFBA abre seleção com oferta de 15 vagas e sobrevagas para Povos Ciganos, Indígenas, Quilombolas, Pessoas Trans e com deficiência

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lança nesta quarta-feira (05 de maio de 2021) o edital de seleção de novos ingressantes ao curso de Mestrado Acadêmico, com a oferta de 50% de vagas em ações afirmativas, destinadas a candidatos (as) autodeclarados (as) negros (as), pretos (as) e pardos (as), e sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis). A novidade é que pela primeira vez os Ciganos (as) serão contemplados em vagas supranumerárias.

Serão oferecidas 15 (quinze) vagas, distribuídas da seguinte forma: 07 (sete) vagas para ampla concorrência, 07 (sete) vagas para candidatos autodeclarados negros (as), pretos (as) e pardos (as) e 1 (uma) vaga para estrangeiros, acrescidas de até́ 05 (cinco) vagas supranumerárias para estudantes, sendo uma vaga para cada uma das categorias de identificação: Indígena, Quilombola, Cigano (a), pessoa com deficiência e pessoa trans (transexuais, transgêneros e travestis), desde que tenham se autodeclarado e confirmada sua condição de optante no campo específico dessa modalidade de reserva de vagas, no formulário de inscrição.

A iniciativa de contemplar os Ciganos (as) nas vagas supranumerárias, além de Indígenas, Quilombolas, estrangeiros, pessoas trans e com deficiência, é pioneira entre os Programas de Pós-Graduação da UFBA. De acordo com a professora Renata Veras, Coordenadora da Comissão de Seleção, e com a docente Maria Thereza Coelho, coordenadora do PPGEISU, a reivindicação partiu do aluno e representante estudantil no Colegiado do curso, Roy Rogeres Fernandes, que é Cigano da etnia Calon e de tradição circense. O PPGEISU tem a Universidade, em sua integralidade, como principal objeto de estudo, de modo que muito lhe interessa a diversidade de culturas e povos entre seus estudantes, além da contribuição ao processo de reparação pela via da educação, reconhecimento das cidadanias e justiça social para esses grupos, historicamente ausentes da Universidade.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 23 de maio e devem ser efetuadas no ambiente virtual Moodle UFBA (www.moodle.ufba.br). Os interessados deverão realizar cadastro nessa plataforma e seguir as instruções. Todo o processo será realizado em formato virtual e o resultado final está previsto para ser divulgado em 12 de julho. Demais informações sobre o PPGEISU, linhas de pesquisa e o processo seletivo estão disponíveis no site (http://www.ihac.ufba.br/eisu).